8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

UTFPR completa 110 anos e é homenageada na Assembleia Legislativa

“As universidades públicas brasileiras produzem 95% do conhecimento científico do Brasil. Elas fazem a diferença”, disse o reitor Pilatti.

Na Assembleia, o diretor do campus de Beltrão, Alexandre Alfaro, Karina Omura e Michel Gomes.

 Os 110 anos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) foram celebrados na noite da quinta-feira, 26 de setembro, pela Assembleia Legislativa do Paraná, por meio de sessão solene que reuniu alunos, servidores, autoridades acadêmicas, civis e militares. Durante o evento, também foi realizado o lançamento do selo dos Correios com a marca comemorativa dos 110 anos da Universidade.

O reitor Luiz Alberto Pilatti iniciou sua fala comentando o complexo momento pelo qual passa a educação brasileira e defendeu o papel das universidades para o desenvolvimento nacional. “As universidades públicas brasileiras produzem 95% do conhecimento científico do Brasil. Elas fazem a diferença. O Paraná é um estado diferenciado porque, dentre outras coisas, tem algumas das melhores universidades do mundo, segundo os rankings especializados. O Paraná é diferente porque tem essas instituições”, destacou.

Ainda durante o seu discurso, Pilatti relembrou momentos históricos da UTFPR que foram fundamentais para a consolidação da Instituição como, por exemplo, o esforço coletivo para a transformação do então Cefet-PR em Universidade Tecnológica.

- Publicidade -

“Preservamos e honramos nossa história e, hoje, temos resultados que são impressionantes. Somos a Universidade que mais oferta vagas públicas em Engenharia no Brasil. Quem conhece cada uma das cidades onde temos câmpus pode afirmar com muita clareza: existia uma cidade antes e outra depois da UTFPR. Somos a única universidade tecnológica brasileira e fomos nos últimos dois anos uma das três instituições que mais depositou registros de patentes e de software no Brasil. Somos, portanto, uma Universidade do mundo real”, ressaltou.

Para o propositor da sessão, deputado estadual Alexandre Amaro (Republicanos), a defesa da educação no Brasil sempre é uma tarefa árdua e, por isso, o trabalho da UTFPR deve ser comemorado. “Temos de reconhecer o trabalho da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Depois de 110 anos, continua formando cidadãos e profissionais da mais alta qualidade. São anos formando alunos e transformando vidas”, disse.

O diretor do campus Francisco Beltrão Alexandre Alfaro, a representante discente da UTFPR no Conselho Universitário (Couni) Karina Omura, e o representante do campus no Couni, Eduardo Gomes, prestigiaram a solenidade.

 

Selo comemorativo

Ainda durante a sessão foi lançado o selo dos Correios personalizado com a marca dos 110 anos da UTFPR. A sessão de obliteração, quando o selo recebe o carimbo no primeiro dia de circulação, foi conduzida pelo superintendente estadual de operações dos Correios no Paraná, Paulo Cezar Kremer dos Santos, e contou com as participações do reitor Luiz Alberto Pilatti, da vice-reitora Vanessa Ishikawa Rasoto e do deputado estadual Alexandre Amaro.

“Se estamos falando em educação, o selo cumpre com maestria esta missão. Sua pequena compleição por si só transporta conhecimento que incita diálogos e convivência entre pessoas e instituições e até nações, independente de classe social ou costumes. O selo é transcontinental, atemporal, artístico e pedagógico”, comentou Kremer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques