8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Vermelho diz que escola de turismo de Foz deve beneficiar a região Sudoeste no futuro

Uma das parceiras é a Unioeste, que tem campus em Francisco Beltrão.

Deputado Vermelho disse que a conquista atual de Foz pode, no futuro, se estender para o Sudoeste, já que Beltrão possui um campus da Unioeste e uma prodigiosa rede de hoteis.

Nesta seamana, o deputado federal Nelsi Maria Vermelho (PSD) esteve com dirigentes do Sindhotéis e da Unioeste para tratar da implantação da primeira escola de turismo do Brasil, que será em Foz do Iguaçu.

A instituição funcionará no Centro de Capacitação Sindhotéis. Os cursos serão ministrados pelo corpo docente da Unioeste, e as aulas deverão ter início no mês de abril. “Esta escola é fruto de muito trabalho que resultou nessa grande parceria entre governo federal, Unioeste e Sindicato de Hotéis”, disse Vermelho.

O deputado — que nasceu em Francisco Beltrão e foi prefeito de Salto do Lontra de 1983 a 88 — lembra ainda que essa conquista de Foz “no futuro pode se estender o Sudoeste, já que Beltrão possui um campus da Unioeste e uma prodigiosa rede de hoteis”.

- Publicidade -

“Abraçamos essa causa no início do mandato com muita energia e determinação. Conversamos muito com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que sabe da importância de Foz do Iguaçu e tem atendido nossos pleitos”, acrescentou o deputado.

“Para o Sudoeste poderá ser uma questão de tempo”, destacou Vermelho, citando o seu projeto de reabertura da Estrada do Colono — que liga Capanema a Serranópolis do Iguaçu — , que se aprovado vai incrementar o turismo na região

Recursos garantidos
O Brasil terá mais quatro escolas como essa. A de Foz do Iguaçu está garantida. “Os recursos, no valor de R$ 3 milhões, já estão empenhados. A Unioeste prepara a grade curricular, o planejamento e a implantação dos cursos”, frisou o parlamentar.

Vermelho tem conversado com o ministro Álvaro Antônio. “O ministro me disse que a ideia é criar um modelo de escola referência para o turismo no Brasil, inspirada nas demandas contemporâneas do setor e oferecendo disciplinas técnicas em nível acadêmico baseadas em inovação e tecnologia.”

 

 

Estrada do Colono reaberta é possibilidade de Estrada do Colono reaberta é possibilidade de turismo para a região, antevê deputado Vermelho

 O deputado federal Nelsi Maria Vermelho (PSD) é autor do projeto que tramita na Câmara dos Deputados sob o número 984. O texto já passou pela Comissão de Viação e Transportes, ainda no primeiro semestre do ano passado, e agora está em análise na Comissão de Meio Ambiente — onde enfrenta o lobby dos ambientaliustas.

“Nosso projeto cria estradas-parque no Brasil, possibilitando a reabertura da Estrada do Colono. Os detalhes de como será essa estrada serão discutidos posteriormente, com autoridades, técnicos, enfim, vamos envolver toda a sociedade e preservar o parque nacional”, disse Vermelho.

O projeto de Vermelho já tem apoio político do presidente Jair Bolsonaro e do governador Ratinho Júnior (PSD). Vermelho já conversou com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), que prometeu pautar a matéria assim que chegar ao plenário — se for aprovada na comissão.

O deputado, otimista, antevê “uma estrada moderna, ecológica, com horário diurno, porque e os animais possuem hábitos noturnos, com telas de proteção e passagens subterrâneas para a fauna, além de mirantes para observação da natureza”, declarou.

De acordo com o deputado, o objetivo também é promover o turismo, “para que possamos agregar valor e renda, trazer pessoas de todas as regiões do Brasil para conhecer nossa estrada, a região, ter um contato com a natureza exuberante do parque, com o conforto do turismo ecológico”, concluiu Vermelho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques