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Francisco Beltrão
sexta-feira, 30 de maio de 2025

Edição 8.215

30/05/2025

Versatilidade do corpo docente e ensino remoto fazem a diferença no curso de Odonto da Unipar

Há quase cinco anos a Unipar já trabalha com tecnologias ativas através da plataforma Google for Education.

Equipe da Unipar que participa do projeto.

Não interromper os estudos dos acadêmicos neste período de distanciamento social em virtude da pandemia do coronavírus é um dos grandes desafios das universidades brasileiras. Na Universidade Paranaense (Unipar), uma das pioneiras no Brasil no uso de tecnologia na educação através de parceria com a plataforma Google for Education, o processo de aprendizado tem mantido seu ritmo dentro de ambientes virtuais. A instituição sai na frente porque professores e alunos já estavam capacitados e familiarizados para o uso das ferramentas tecnológicas.

“Há anos a Universidade Paranaense vem treinando seus professores para o emprego de metodologias ativas e tecnologias para o aprendizado, mas jamais imaginamos que estes métodos de ensino passariam a ser nossa rotina diária”, comenta o professor Fabrício Abel Paganini, coordenador do curso de Odontologia.

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Segundo ele, no dia 17 de março de 2020, quando a equipe recebeu o comunicado oficial do fechamento das universidades, a maior preocupação enquanto docentes era conseguir por em prática todo o treinamento recebido de forma que o ensino de odontologia fosse mantido sem prejuízo.

Um dos projetos que nasceu pela necessidade de instigar os estudantes é o “Webdiagnar”, idealizado e executado como piloto na disciplina de Diagnóstico Bucal. Esse projeto busca a integração dos professores e alunos da disciplina das três unidades acadêmicas, Francisco Beltrão, Cascavel e Umuarama, através de encontros virtuais quinzenais para discussão de casos clínicos correlacionando-os com os conteúdos que fazem parte do plano de ensino da disciplina.

De acordo com Fabrício, esta união de tantas pessoas com diferentes vivências e percepções num mesmo ambiente virtual promove um compartilhamento de experiências e ideias que resgatam no aluno o interesse e a atenção diante da singularidade dos conteúdos abordados.

“Após o excelente feedback recebido por todos os alunos, este projeto sustenta em nós professores o prazer em ensinar e em nos reinventarmos buscando, em qualquer circunstância, a qualidade do ensino odontológico”, destaca a professora doutora Letícia de Freitas Cuba Guerra, que lidera o projeto na Unidade de Francisco Beltrão.

Professores sempre buscando novidades para os alunos
O professor Fabrício ressalta ainda que para o corpo docente e discente do curso de Odontologia da Unipar, a necessidade da utilização efetiva das várias ferramentas para a aplicação das metodologias ativas ocorreu de forma bastante confortável, pois a inclusão destes métodos na grade curricular do curso, principalmente pela parceria firmada entre a Unipar e a Plataforma Google for Education, já vem ocorrendo de forma gradativa há quase cinco anos.

“Nada mais interessante do que trabalhar com ferramentas e metodologias familiares e versáteis, mas com a devida percepção docente de que se necessita do algo mais, da sensibilidade em entender e propor o novo cada vez mais atrativo, e esta sensibilidade fez com que a Unipar pudesse mais uma vez sair na frente, mesmo num momento tão difícil que exige transformação e adaptação de todas as partes”, reforça o professor Fabrício Abel Paganini.

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