Há quase cinco anos a Unipar já trabalha com tecnologias ativas através da plataforma Google for Education.

Não interromper os estudos dos acadêmicos neste período de distanciamento social em virtude da pandemia do coronavírus é um dos grandes desafios das universidades brasileiras. Na Universidade Paranaense (Unipar), uma das pioneiras no Brasil no uso de tecnologia na educação através de parceria com a plataforma Google for Education, o processo de aprendizado tem mantido seu ritmo dentro de ambientes virtuais. A instituição sai na frente porque professores e alunos já estavam capacitados e familiarizados para o uso das ferramentas tecnológicas.
“Há anos a Universidade Paranaense vem treinando seus professores para o emprego de metodologias ativas e tecnologias para o aprendizado, mas jamais imaginamos que estes métodos de ensino passariam a ser nossa rotina diária”, comenta o professor Fabrício Abel Paganini, coordenador do curso de Odontologia.
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Segundo ele, no dia 17 de março de 2020, quando a equipe recebeu o comunicado oficial do fechamento das universidades, a maior preocupação enquanto docentes era conseguir por em prática todo o treinamento recebido de forma que o ensino de odontologia fosse mantido sem prejuízo.
Um dos projetos que nasceu pela necessidade de instigar os estudantes é o “Webdiagnar”, idealizado e executado como piloto na disciplina de Diagnóstico Bucal. Esse projeto busca a integração dos professores e alunos da disciplina das três unidades acadêmicas, Francisco Beltrão, Cascavel e Umuarama, através de encontros virtuais quinzenais para discussão de casos clínicos correlacionando-os com os conteúdos que fazem parte do plano de ensino da disciplina.
De acordo com Fabrício, esta união de tantas pessoas com diferentes vivências e percepções num mesmo ambiente virtual promove um compartilhamento de experiências e ideias que resgatam no aluno o interesse e a atenção diante da singularidade dos conteúdos abordados.
“Após o excelente feedback recebido por todos os alunos, este projeto sustenta em nós professores o prazer em ensinar e em nos reinventarmos buscando, em qualquer circunstância, a qualidade do ensino odontológico”, destaca a professora doutora Letícia de Freitas Cuba Guerra, que lidera o projeto na Unidade de Francisco Beltrão.
Professores sempre buscando novidades para os alunos
O professor Fabrício ressalta ainda que para o corpo docente e discente do curso de Odontologia da Unipar, a necessidade da utilização efetiva das várias ferramentas para a aplicação das metodologias ativas ocorreu de forma bastante confortável, pois a inclusão destes métodos na grade curricular do curso, principalmente pela parceria firmada entre a Unipar e a Plataforma Google for Education, já vem ocorrendo de forma gradativa há quase cinco anos.
“Nada mais interessante do que trabalhar com ferramentas e metodologias familiares e versáteis, mas com a devida percepção docente de que se necessita do algo mais, da sensibilidade em entender e propor o novo cada vez mais atrativo, e esta sensibilidade fez com que a Unipar pudesse mais uma vez sair na frente, mesmo num momento tão difícil que exige transformação e adaptação de todas as partes”, reforça o professor Fabrício Abel Paganini.