Educação

Por Mayara Pereira
Voltar às aulas em um momento de pandemia vai além das sensações já experenciadas em um contexto social. Perguntas recorrentes: Como será minha professora? Quem serão meus colegas? como será minha escola? Vão além dessas expectativas, a segurança física, emocional e psíquica também entra na lista de aspectos a serem considerados.
Hoje, a neurociência nos traz contribuições valiosas a respeito do desenvolvimento dos sujeitos, principalmente no período da infância. A fase da infância é marcada muito claramente pelos marcos do desenvolvimento, o que nos emite um tom de total necessidade a estímulos e atividades direcionadas para que esse desenvolvimento ocorra de forma satisfatória.
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A escola, enquanto instituição educativa e organizada, leva em questão seu objetivo pautado em promover o engajamento nas áreas necessárias ao desenvolvimento da pessoa, em seu caráter de conhecimento científico, estruturado em um currículo e com didáticas efetivas a cada faixa etária.
Com a pandemia instalada em nosso cotidiano, muitas famílias perceberam o quanto a escola oferece e promove ações na vida de nossas crianças e jovens que permitam um desenvolvimento adequado para cada faixa etária da escolarização.
E agora nos vemos com a possibilidade de retornar às atividades já conhecidas, mas com uma nova realidade, que promove um misto de sentimentos. Sentimentos felizes, por retornarmos a questões tão importantes para uma vida em sociedade como um todo, mas o medo e a insegurança de algo que ainda está tomando forma e se estende para além da sala de aula e dos muros das escolas.
O retorno às aulas sempre é uma escolha da família, pois sabemos que muitas são as realidades presentes, por isso, avaliar a situação pontual de cada um é o primeiro passo para o retorno.
E quando falamos em retorno seguro, o mais importante é seguir as orientações fornecidas pelos órgãos da saúde, com todos os protocolos pertinentes ao momento em que vivemos.
A escola enquanto essa instituição educativa tem como fundamental ferramenta para fortalecimento dos vínculos de segurança enquanto escola e família o estudo de forma didática dessas orientações, sendo que dessa maneira todos os envolvidos nesse processo estarão cientes de suas responsabilidades para manter o bom desenvolvimento das atividades em questão.
O retorno será um desafio para todos e, em meio a tudo isso, precisamos nos lembrar que a aprendizagem desses sujeitos com momentos específicos a estarem recebendo tais estímulos está presente em todo esse cenário. Por isso, precisamos estar atentos aos sinais de dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, sendo que em casos específicos a ajuda profissional é fundamental para essas crianças.
O mais importante nesse momento é termos cautela e unirmos esforços para que tudo ocorra da melhor forma, para juntos passarmos por esses dias conturbados. Todos temos algo a contribuir, por isso seguir medidas de segurança, avaliar nossas especificidades e garantir o acesso adequado ao conhecimento escolar para nossas crianças é o passo que podemos dar para mais um momento da pandemia.
*Mayara Pereira, psicopedagoga.