16.5 C
Francisco Beltrão
segunda-feira, 23 de junho de 2025

Edição 8.230

21/06/2025

Alto nível no xadrez

Alto nível no xadrez

Teve um grupo de pessoas que domingo de manhã não estava nem aí para a decisão olímpica do vôlei masculino. Nem para a Fórmula 1.
Pessoas que participaram do Torneio Aberto de Xadrez de Francisco Beltrão só tinham a cabeça concentrada nos jogos. O encontro se deu no centro de eventos do parque de exposições e reuniu, segundo Jerry Pilatti, responsável pelo setor de xadrez no município, ??enxadristas de alto nível??.
Numa disputa, entre os dois mestres Sérgio Giardelli (Argentina) e Vivian Ramon (Cuba) ? acompanhada pelo Jornal de Beltrão ?,  a decisão só aconteceu no final, com a vitória de Sérgio. Muitas jogadas demoraram até 15 minutos para serem executadas.
Depois do fim, eles ficaram debatendo a própria partida e os lances anteriores.
Luiz Patriarca (Paraguai) e Antônio Bannach (Brasil) também protagonizaram um duelo emocionante até o final, com vitória do paraguaio pelo tempo. Cada partida demorava no máximo uma hora.


Curiosidade
O campeão paranaense adulto de xadrez, Ernani Choma, 17, de Curitiba, esteve presente. Ele, seu pai Alexandre e sua irmã Juliana, 15. Todos jogam. Num cruzamento, inclusive, se enfrentaram a filha e o pai Choma.
??Eu comecei melhor, e achei que ia ganhar, mas ela reagiu bem, acabou vencendo??, disse Alexandre, concluindo com orgulho: ??é bom isso dela me vencer, é sinal da evolução, ela está muito bem??.
Num outro cruzamento curioso, deu clássico sudoestino: Neuri Lunelli (Pato Branco) e Valdiney Mengues (Beltrão), com vitória do primeiro.
O evento teve o apoio do NRE, Centro de Excelência de Xadrez, Federação de Xadrez do Paraná, Associação dos Profissionais de Educação Física, Rotary Francisco Beltrão Integração e escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques