Folhapress e JdeB

Foto: Marcelo Machado de Melo/Folhapress
O futebol africano segue vivo na Copa do Mundo. Pela primeira vez, a Argélia se classificou para as oitavas de final de uma Copa do Mundo. A marca foi alcançada com um empate em 1 a 1 diante da Rússia, ontem, na Arena da Baixada, em Curitiba. O atacante russo Kokorin abriu o placar aos 5 minutos do primeiro tempo. O empate argelino veio com Slimani, aos 14 minutos da etapa final.
Os argelinos terminaram na segunda posição do grupo H, com quatro pontos. Ficaram atrás apenas dos belgas, que chegaram aos nove. Eliminada, a Rússia somou apenas dois pontos, um a mais do que a Coreia do Sul, última colocada. A Argélia, após três tentativas frustradas, consegue se colocar entre as 16 melhores de um Mundial. As campanhas anteriores (em 1982, 1986 e 2010) terminaram sempre na fase de grupos. Os russos, por sua vez, nunca conseguiram chegar às oitavas de final desde a dissolução da União Soviética, em 1991.
Nas participações anteriores, em 1994 e 2002, a seleção caiu na fase de grupos. Em 1998, 2006 e 2010, a equipe sequer se classificou para o Mundial. Na próxima fase, a Argélia enfrenta a Alemanha. O jogo está marcado para a próxima segunda (30), em Porto Alegre. Já a líder Bélgica joga na terça (1º), diante dos Estados Unidos, em Salvador.