Beltrão recebe enxadristas do Brasil e exterior
Milhares de crianças, adolescentes e professores das regiões Sudoeste, Oeste e Sul do Estado do Paraná estão no Centro de Eventos de Francisco Beltrão participando do 3º Festival de Xadrez Escolar, 2º Seminário de Xadrez Escolar e 1º Torneio Aberto de Xadrez Cidade de Francisco Beltrão.
A abertura do evento foi bastante prestigiada com a presença do deputado federal Nelson Meurer (PP), chefe do Núcleo Regional de Educação, Aires Tomazoni, professora Maria Inês, da Secretaria de Estado da Educação, secretária municipal de Educação, Olívia Ferrari, secretário de Administração, Luis Carlos Niederheitman, diretor de Esportes, Luiz Carlos Baggio e pelo professor Jerry Pilatti, que coordena o setor de Xadrez em Francisco Beltrão e Ismael Zancan, representando o Rotary Francisco Beltrão Integração.
Ontem, durante a manhã e à tarde, aconteceram diversas atividades como provas de xadrez entre os alunos, cursos de capacitação para professores, na sede da Fundação Cultural, Educacional e Tecnológica de Francisco Beltrão ? Tecxel ? e um simulado de xadrez, realizado no Calçadão da Praça Central, com objetivo de chamar a atenção da população para esse esporte.
Bem organizada, a disputa teve partidas jogadas entre alunos da mesma série, não importando se do mesmo sexo. A duração máxima foi de 40 minutos, mas muita gente não precisou desse tempo todo.
Adelino da Silva de Jesus, 15 anos, do Colégio Estadual de Marmeleiro, fez uma jogada ensaiada e em menos de um minuto derrotou seu adversário, com um xeque-mate de dama protegida pelo bispo.
Fácil como Adelino foi a vitória de João Henrique Zanini, 11, da 6ª série do Colégio Glória de Beltrão. Devido a ausência do adversário ? fato raro entre as centenas de mesas em disputa ? ele foi automaticamente declarado vencedor por WO.
E boa disputa se deu entre Elisandra Walhovisk e Samuel Link ( ??fui ouro na esocla??, disse ele à reportagem antes da partida começar), ambos de 10 anos, na 5ª série do Pedro Algeri de Francisco Beltrão
1º Torneio Aberto Cidade de Francisco Beltrão
Tem início e prossegue amanhã, também no Cento de Eventos do Parque de Exposições, o 1º Torneio Aberto Cidade de Francisco Beltrão, reunindo enxadristas do Sul do país, do Estado de São Paulo, da Argentina, Cuba, Chile e Paraguai.
Para o professor Jerry, esses dois eventos tornam Francisco Beltrão uma referência nacional na prática de Xadrez. ?Nomes como o grande mestre argentino Sérgio Giardeli, do grande mestre internacional Jaime Sunyê, heptacampeão brasileiro e campeão olímpico em 1992, do atual campeão brasileiro Everaldo Matsura, e da enxadrista cubana Vivian Ramon, estão abrilhantando o evento e provando que o trabalho realizado no interior do Estado também é destaque?, comentou Jerry, agradecendo o empenho da administração municipal para realização do evento.
O evento tem o apoio do NRE, Centro de Excelência de Xadrez, Federação de Xadrez do Paraná, Associação dos Profissionais de Educação Física, Rotary Francisco Beltrão Integração e escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino.