Esporte

Francisco Beltrão deu mais um passo pioneiro dentro das modalidades adaptadas para pessoas com deficiência. Na noite da última segunda-feira, 15, o paratleta beltronense Alisson Darlan Flores, de 26 anos, concluiu o Programa de Certificação de Instrutores de Jiu-jítsu e Parajiu-jítsu, sendo formalmente certificado o primeiro paratleta a estar apto a instruir na modalidade do parajiu-jitsu.
“É a realização de um sonho dentro do esporte, mais uma vez com o apoio e incentivo de todos da escola, damos um grande passo dentro da modalidade”, comenta o paratleta.
O parajiu-jítsu ocupa hoje, no ranking dos esportes adaptados, o primeiro lugar em número de categorias funcionais, ou seja, é o esporte adaptado que mais abrange deficiências no mundo.
E Francisco Beltrão conta com uma equipe da modalidade há cerca de três anos, na Academia Gracie Barra, sob a responsabilidade do professor Álvaro Alexandre Francescon, faixa preta de jiu-jítsu e presidente da Federação Paranaense de Parajiu-jitsu.
“Nos sentimos muito orgulhosos em ver os paratletas do nosso Estado buscando conhecimento dentro do esporte além do tatame, e incentivamos cada paratleta a estudar a modalidade, com isso o esporte tem apenas a crescer”, destaca Álvaro Alexandre Francescon.