O último treino ontem antes do jogo de hoje, às 22h, no Mineirão, contra o Atlético-MG, pela decisão da Copa do Brasil, o técnico do Cruzeiro, Marcelo Oliveira, escondeu totalmente as atividades. Os jornalistas entraram na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, somente 25 minutos depois da hora prevista. Quando a imprensa teve acesso aos campos do centro de treinamento, o time fazia apenas cobranças de pênaltis. Alguns jogadores titulares já se retiravam dos treinamentos e outros seguiram nas penalidades.
A notícia boa que o técnico Marcelo Oliveira recebeu foi que o lateral direito Mayke pode reforçar o time celeste, campeão brasileiro de 2014. O ala teve um edema na coxa direita, mas já iniciou o tratamento, se concentrou e pode ser a surpresa na final. A Raposa deve começar a final com Fábio; Mayke (Ceará), Bruno Rodrigo, Léo e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Willian e Marcelo Moreno.
Em Francisco Beltrão, o cruzeirense, professor Robson Farias, da Unipar, avalia as condições de seu time reverter o placar adverso – o Galo venceu o primeiro jogo por 2×0. “A expectativa para o jogo desta noite é muito boa, pois o Cruzeiro quando ganha do Galo, ganha de goleada. Em 2011, o Cruzeiro venceu por 6×1 no Brasileirão e fez história. E nesta quarta o Cruzeiro vence por 6×1 mais uma vez, o que garante a Tríplice Coroa ao clube, feito esse que aconteceu em 2003, quando foi campeão mineiro, brasileiro e da Copa do Brasil”, almeja Robson.
Atlético-MG preparado
Os jogadores do Galo fizeram ontem um treino leve. Um dos atletas, Luan costuma ser bastante descontraído nas entrevistas. Há duas semanas, antes do jogo de ida contra o Cruzeiro, ele disse que tinha sonhado que iria fazer um gol no jogo.
Ele realmente marcou e agora explicou melhor essa “premonição”, que seria uma questão religiosa. “Eu acredito que Deus existe e por isso falei que sonhei. E fiz o gol. Para mim as coisas acontecem naturalmente e tudo que sonho acontece”, contou. A ideia do técnico Levir Culpi não é esconder o time, que já está definido, mas sim ensaiar algumas jogadas que podem decidir o maior clássico de todos os tempos no futebol mineiro. A única baixa é o volante Josué, que vai cumprir suspensão, e será substituído por Rafael Carioca. O provável time que entra em campo terá Victor; Marcos Rocha, Jemerson, Leonardo Silva e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca e Dátolo; Luan, Carlos e Diego Tardelli.
Mineiro de Belo Horizonte, pastor Fernando Alberto Araújo, da Igreja Batista Betel, mora há 20 anos em Beltrão. “A paixão pelo Atlético vem de família. O processo acelerou quando fui morar perto do centro de treinamenro do Galo. Acompanhei toda aquela geração que tinha Eder Aleixo, Reinaldo, Palhinha e João Leite nos anos 80. Foi então que gostei mais de futebol. Poucos sabem, mas o João Leite, goleiro do Atlético na época distribuía bíblias aos jogadores, ficando conhecido como ‘Goleiro de Deus’. Quanto ao jogo de hoje, acredito que o Galo vença por 3×1”, opina pastor Fernando.