6.1 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Christian Cardoso, ex-União, está cotado para a Seleção Olímpica Brasileira

Em pouco mais de um ano, a carreira do atleta de Marmeleiro se transformou e hoje é considerado o melhor jogador do Furacão, com apenas 20 anos de idade.

Christian Cardoso, o Zinho, em atuação pelo Athletico contra o União, em 18 de janeiro de 2020, no Estádio Anilado.
Christian Cardoso, o Zinho, em atuação pelo Athletico contra o União, em 18 de janeiro de 2020, no Estádio Anilado.

O futebol realmente pode transformar a vida das pessoas. E isso está acontecendo com Christian Cardoso. Para o Athletico, ele é o Christian. Mas para o Clube Esportivo União (CEU), clube que o revelou, ele é o Zinho.

Jogador com passagem por várias escolinhas da região, como a do professor Airton Rama, de Marmeleiro, e Atletas do Futuro, de Altamiro Dias, o Fio, também atuou no sub-17 do Marreco Futsal, com o professor Dionatan Marcelo, passou pela base da Chapecoense, e tudo isso somou para sua formação como atleta. Hoje, Christian está sendo cotado pelo técnico André Jardine, da Seleção Olímpica Brasileira, para disputar as Olimpíadas de Tóquio, que estão marcadas para acontecer de 23 de julho a 8 de agosto.

 

- Publicidade -

Zinho jogou o Campeonato Paranaense Sub-17 pelo União em 2016, com o técnico Didi Santiago. Como ele nasceu em 2000, tinha, portanto, 16 anos na época. O time de Francisco Beltrão chegou à semifinal da competição naquele ano. O investimento em toda a equipe girou em torno de R$ 110 mil. Agora, se Christian for vendido, o clube beltronense tem direito a 30% do passe, conforme o contrato, o que pode render milhões. A multa rescisória está avaliada em 40 milhões de euros, maior que a de Bruno Guimarães, que foi negociado com o Lyon, da França, por 20 milhões de euros.

 

Conquistando espaço
Em 2017, Christian foi jogar no sub-17 do Athletico. Chegou sem chamar muita atenção, mas foi conquistando o seu espaço. Para resumir a história, o Furacão foi campeão estadual e, na final, contra o rival Coritiba, uma vitória por 1 a 0, gol do marmeleirense.

Em 2020, o União estava na primeira divisão e a estreia foi contra o Athletico, no dia 18 de janeiro. Com um time alternativo, o Furacão veio a Francisco Beltrão com jovens atletas muito bem treinados e condicionados e venceu por 3 a 1, com dois gols de Pedrinho, um de Kleiton e uma bela atuação de Zinho, que poucos dias antes da estreia nem estava sendo cotado para ser titular.

A partir daí, Christian passou a ser observado de perto pelo então treinador do time principal, Dorival Júnior. No dia 16 de fevereiro de 2020, o volante já estava no banco de reservas do time principal na Supercopa do Brasil, na derrota por 3 a 0 contra o Flamengo. Christian aproveitou todas as suas oportunidades, foi decisivo em jogos da Libertadores, do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e caiu nas graças da torcida.

Há poucos dias, o jogador esteve na região visitando amigos e parentes. Ele continua sendo o mesmo menino humilde que cativou a diretoria do União em 2016, um atleta que não é de falar muito, mas que tem muita habilidade nos pés. Em 2020, ele foi considerado o melhor jogador do Athletico e isso representa muito para quem ainda é sub-20.

 

[relacionadas] 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques