Esporte

Há quem defenda: “time grande quando cai, volta no mesmo ano”. Seguindo essa premissa, o Coritiba está próximo do feito. Com 61 pontos em 34 partidas, o Verdão é o vice-líder da Série B, com um ponto a menos em relação ao Botafogo (RJ) e com sete a mais que o 5º colocado, o CSA. Rebaixado em 2020, o Coxa pode confirmar no próximo fim de semana, a depender dos resultados. Hoje, 10, enfrenta o Goiás, às 21h30, no Estádio da Serrinha. No domingo, 14, recebe o Brasil de Pelotas.
Sudoestino coxas-brancas
A campanha do Coritiba não teve arrancada. Foi melhor que isso. Foi sólida. Liderou o certame por 18 rodadas, criou gordura, mas perdeu a liderança para o Botafogo no fim de semana, depois do tropeço no Recife frente ao Náutico. Torcedores do clube e até um ex-dirigente que residem no Sudoeste falaram ao Jornal de Beltrão sobre a temporada.
Jairo Bandeira, de Marmeleiro, está satisfeito. Para ele, o título é mero detalhe, o importante é subir. “Acredito que o acesso está garantido, conseguiram montar um time com prata da casa e contrataram alguns mais experientes. Essa fórmula acabou dando certo, principalmente na defesa”, comemora.

Já o cartorário beltronense Arion Cavalheiro avalia que a equipe comandada pelo paraguaio Gustavo Morínigo joga um futebol digno de campeão. “Estamos disputando a Série B mais forte de todos os tempos, com cinco clubes campeões da Série A, além de outros tradicionais. O Botafogo também é um grande clube e a briga pela taça será ponto a ponto.”

Arion Cavalheiro: ex-cônsul do clube em Francisco Beltrão. Foto: Arquivo pessoal
Por outro lado, o ex-vice-presidente e atual patrocinador do Coritiba Ricardo Guerra, de Pato Branco, pede cautela. “É cedo para falarmos do Coritiba como um clube que já conquistou o acesso. Apesar das condições favoráveis, precisamos aguardar. Foi um ano difícil, com a morte do presidente Renato Follador, mas o vice, Juarez Moraes e Silva, assumiu e está sendo competente, encarando as dificuldades.”

O pato-branquense Ricardo Guerra já foi vice-presidente e hoje patrocina o Coxa. Foto: Arquivo pessoal
Arion Cavalheiro quer soltar grito de campeão, mas não quer “reverenciar” o possível feito. “Não fazemos questão nenhuma de colocar estrelinha da Série B na camisa. Isso é coisa para time que não almeja grandes coisas.”
2022
Num regresso ao principal pelotão do Brasileirão, Ricardo Guerra prevê o Coritiba melhor posicionado. “As receitas aumentarão e a gestão das dívidas será facilitada. Com a diretoria que possui, o Coritiba tem tudo para permanecer na 1ª Divisão. É um novo momento. Retornaremos mais profissionais e organizados”, acredita.
Sem estrela na camisa
E apesar de aprovar o atual elenco, Jairo Bandeira quer reformulação em 2022. “Na Série A a história é outra. Com esse time provavelmente rebaixaria novamente. Terá que contratar alguns jogadores, principalmente do meio-campo. A zaga dá pra manter e também os atacantes.”
Questionado se a boa fase do Athletico – arquirrival e finalista da Copa do Brasil e da Sul-Americana – ofusca a campanha coxa-branca, Arion rebate. “Quem torce para o seu time não deve olhar para os oponentes. O futebol é feito de altos e baixos. Já estivemos muito melhores do que eles e hoje são eles quem estão num patamar acima. É fruto de administração. É bom que o time da Baixada olhe para o ‘Alto’ da Glória com muito respeito, pois estamos vindo fortes. O Coritiba sempre será um gigante”
[relacionadas]
Tabela da Série B
Depois do Goiás, o Coritiba recebe o Brasil de Pelotas, no domingo, 14. Na penúltima rodada (sem data definida), joga contra o CSA no Couto Pereira. A campanha será concluída em Campinas (SP), diante da Ponte Preta.
Série B – Classificação
1º – Botafogo – 62 pontos
2º – Coritiba – 61 pontos
3º – Avaí – 58 pontos
4º – Goiás – 55 pontos
5º – CSA – 55 pontos
6º – CRB – 54 pontos
7º – Guarani – 53 pontos
8º – Náutico – 49 pontos
9º – Vasco – 47 pontos
10º – Cruzeiro – 46 pontos
11º – Operário Ferroviário – 45 pontos
12º – Vila Nova – 44 pontos
13º – Sampaio Corrêa – 43 pontos
14º – Ponte Preta – 42 pontos
15º – Remo – 41 pontos
16º – Brusque – 38 pontos*
17º – Londrina – 38 pontos
18º – Confiança – 35 pontos
19º – Vitória – 34 pontos
20º – Brasil de Pelotas – 23 pontos
*O Brusque foi punido com a perda de três pontos pelo ato de injúria racial cometido por um conselheiro do clube contra o meia Celsinho, do Londrina, na 21ª rodada.