Foi realizado o Congresso Técnico da fase final dos Jogos Abertos do Paraná – Divisão B, que será disputada em Coronel Vivida e Chopinzinho. A fusão dos dois municípios para sediar o evento foi aceita pela Secretaria de Esportes do Paraná após a avaliação de que os mais de 3 mil atletas teriam as condições necessárias para as disputas. No congresso dessa quarta-feira, 23, em Chopinzinho, foram confirmadas as inscrições de 110 cidades e o grupamento das modalidades.
O encontro reuniu os representantes dos departamentos de esportes de municípios que puderam se fazer presentes e os demais entraram em contato via internet ou telefone para o repasse das informações. Foram confirmados pelo menos 3.150 atletas em 7 modalidades que possuem classificatórias regionais e as que estão somente na final que são futebol sete, handebol de areia, kickboxing, vôlei de praia e bocha feminino. Rafael Silva, chefe do Escritório Regional da Secretaria Estadual do Esporte em Pato Branco (Seet), fez o convite aos dois municípios e intermediou as conversas entre os prefeitos e a secretaria. “Vai ser algo inédito no Paraná e irá abrir um precedente para que outras cidades de menor porte que jamais imaginaram em sediar as finais dos JAP’s, também pensem em realizar os jogos futuramente, juntamente com uma cidade vizinha”.
O coordenador de Esportes da Seet, Luis Antônio Costenaro, o Padrinho, revelou não ter dúvidas sobre a realização das finais nas duas cidades do Sudoeste, pois a avaliação dos locais foi positiva. “Os municípios anfitriões já nos mostraram na realização das regionais dos Jogos da Juventude e Jogos Abertos, que têm credibilidade para juntas obterem êxito nas finais dos Japs. Tenho certeza que o espírito empreendedor dos prefeitos também será responsável por movimentar a economia local, então eles acertaram em cheio nessa parceria”.