Esporte

União e Apucarana entram em campo às 15h30 deste sábado, 2, no Estádio Anilado. O confronto em Francisco Beltrão define quem fica com uma das vagas de acesso da segundona. O Jornal de Beltrão recorda os outros acessos que o Azulão conquistou. O primeiro data dos anos 1970 e o último, de 2019. Confira:
Em 1979, o União foi campeão da segundona e subiu pela primeira vez para a principal categoria do futebol do Paraná. Naquela época, o certame era conhecido como “1ª Divisão”, visto que a elite era chamada de “Divisão Especial”. Diante de uma competição enxuta, o Azulão treinado por Sérgio Savian enfrentou quatro adversários: Cascavel EC, Comercial (Terra Roxa), PACOV (São José dos Pinhais) e Tabu (Clevelândia). A campanha teve 78,5% de aproveitamento. Foram 14 partidas, com 10 vitórias, três empates e uma derrota. O título veio diante do extinto Cascavel, que no ano seguinte se tornaria campeão da elite.
Entre 1989 e 2015, o clube esteve licenciado. Desde que retornou às atividades, não permaneceu mais de um ano seguido na mesma série. Na terceirona de 2016, foi campeão e garantiu o acesso junto com o Iraty. No ano seguinte, os dois times voltaram a medir forças, dessa vez por uma vaga na elite, e quem se deu melhor foram os beltronenses.
Após o rebaixamento de 2018, o Azulão voltou à segundona e Rafael Andrade, esse mesmo, foi contratado para subir a equipe. Ele conseguiu após dois empates na semifinal contra o Prudentópolis, visto que o União tinha melhor campanha ao longo do campeonato e esse critério definiu o dono da vaga. O atual treinador do União busca o 4º acesso no Paraná da carreira.