Desapropriação do autódromo devolve Cascavel ao calendário
A sétima etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck já tem local definido. Marcada para dia 19 de setembro, a prova será disputada no Autódromo Internacional de Cascavel, mesma pista onde aconteceu, há quase dez anos, a primeira apresentação da categoria dos caminhões. A confirmação, que põe fim a maior dúvida envolvendo o calendário nacional de 2004, foi feita ontem, por Aurélio Batista Félix, organizador da categoria.
O anúncio de Aurélio aconteceu tão logo foi oficializada, em Cascavel, a desapropriação, por meio de decreto assinado pelo prefeito Edgar Bueno, da área que compreende o circuito de 3.032 metros de extensão. O ato era uma exigência do dirigente para manter a categoria na cidade diante de sucessivos impasses nas negociações com a direção do Autódromo de Cascavel S/A Empreendimentos Esportivos, consórcio formado pelos até então cotistas da área.
Um desses cotistas é Pedro Muffato, único piloto de Cascavel na Fórmula Truck. Na solenidade que marcou a assinatura do decreto desapropriatório, Pedro, um dos pioneiros que trabalharam na construção do autódromo há mais de três décadas, frisou sua posição favorável à desapropriação. ?Esse é um dia histórico para Cascavel?, discursou. ?Esse autódromo faz parte da nossa história, do nosso orgulho, divulgou nossa cidade para o mundo todo?, continuou.
Muffato vê na desapropriação a chance de Cascavel de voltar a receber as principais categorias do esporte motor brasileiro. ?Esse espaço jamais poderá ser eliminado. Pelo contrário, precisa de investimentos para construção de novos boxes e de arquibancadas, para a alargar a pista, para melhorar as condições de uma maneira geral. Com o autódromo sendo particular, ninguém tinha interesse em investir. Agora, essa história pode mudar. Cascavel merece?.
Mostrando-se emocionado com a presença na solenidade de vários dos pioneiros que tiveram participação direta na construção do autódromo, Muffato fez questão de lembrar que a iniciativa de três décadas e meia atrás não visava lucro. ?Nós construímos o autódromo pensando em divulgar a cidade, promover eventos. Ganhar dinheiro não era o nosso objetivo. Agora, nas mãos do Município, o nosso autódromo vai voltar a ser notícia no mundo inteiro?, afirmou.
A confirmação de que a prova de daqui duas semanas e meia será em Cascavel foi festejada com efusividade pelo piloto mais experiente em atividade no automobilismo brasileiro. ?A Fórmula Truck iniciou sua história em Cascavel e não poderia completar um campeonato sem ter uma corrida aqui. Fico contente que o Aurélio tenha compreendido toda a situação e confirmado a realização da corrida. Cascavel vai receber a Fórmula Truck muito bem?, assegurou.
Diante dos impasses com a diretoria da Autódromo S/A, a organização da categoria havia transferido a prova do dia 19 para Santa Cruz do Sul, onde estão em fase final as obras de construção do 13º autódromo brasileiro. Esse trabalho, contudo, sofreu atrasos consideráveis por conta da chuva no Sul do País. Tarumã, em Porto Alegre, e Curitiba eram as opções imediatas para uma mudança. Com a desapropriação do autódromo, Cascavel tem oficializada a sede da corrida.