Disputa aconteceu no Rio de Janeiro (RJ) com 20 equipes de todo o Brasil.

No fim de semana, foi disputado o primeiro intercâmbio nacional de vôlei de praia (categoria sub-17) no Rio de Janeiro (RJ). A dupla duovizinhense, composta pelos atletas Luiz Vitor Guerezi e José Henrique Nogueira Vodzicki, venceram seis partidas e conquistaram o título. “A gente participou do campeonato brasileiro de seleções, organizado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Sexta-feira, 16, participamos de dois jogos. A competição era eliminatória simples, reunia 24 duplas de todo o Brasil e nós vencemos o primeiro jogo da Paraíba, por 2×1, e, no segundo jogo, fomos superados por Pernambuco por 2×0. O que dificultou nesse jogo foi o vento, a emoção dos meninos de disputar uma competição grande e enfrentar times mais experientes. Nossos meninos eram 2005/06 e jogaram contra atletas de 2004, porque essa competição é retroativa, não aconteceu no ano passado”, explicou o treinador duovizinhense Luiz Fernando.
No sábado, 17, foi realizado o intercâmbio nacional com todas as equipes eliminadas, no nacional. “É uma competição organizada pelos técnicos, justamente, para as duplas que não avançaram no primeiro dia de competição. O sistema é injusto no nacional, são 24 duplas e, perdeu, você está fora. Todos foram de muito longe, então, é realizado o intercâmbio para as duplas que não se classificaram e a gente conseguiu um desempenho um pouco melhor. Foram três jogos, numa chave de quatro, vencemos todos. Nas quartas vencemos o Paraná e a semifinal vencemos o São Paulo. Na final, enfrentamos novamente a Paraíba, sofremos mais uma vez com o vento, porque em Dois Vizinhos, onde treinamos, não venta, mas conseguimos a vitória”, completou.
Atletas premiados
Os duovizinhense foram reconhecidos e premiados no intercâmbio. “Recebemos três premiações: o Luiz Vitor ficou como melhor atleta e melhor defesa. Eu, como professor, fui destacado como um dos melhores técnicos do evento. Temos que elogiar também o José, que é nascido em 2006, também se destacou mesmo com atletas 2004, num desempenho muito bom para a idade dele. A competição foi importante para o amadurecimento, eles viram que são capazes de jogar contra esses times e precisamos treinar mais, amadurecer, para melhorar os resultados. Somos uma equipe jovem e podemos jogar de igual para igual com os mais experientes”, completou o treinador Luiz Fernando.
A equipe começou a competição com vitória de 21×14 contra Mato Grosso do Sul. Na segunda partida, a vitória foi por 21×18 sobre Mato Grosso, depois por 22×20 contra São Paulo, e 21×17 contra a outra equipe do Paraná. Na semifinal, os duovizinhenses venceram São Paulo novamente por 21×17 e, na decisão, disputada em dois sets, eles venceram a Paraíba por 2×1 (15×21, 21×16 e 15×12).Associação Duovizinhense de Vôlei de Praia conta com apoio da Prefeitura Municipal de Dois Vizinhos e do Programa Nota Paraná, além de ser beneficiário da Lei de Incentivo ao Esporte, através do Ministério da Cidadania, com patrocínio da Sanepar e Governo do Estado do Paraná. “Temos que agradecer todas as empresas e pessoas que nos ajudam a manter os treinamentos e a participar de competições tão importantes como essas”, conclui o técnico.