Matheus Alberti, Gustavo Della Justina, Jaine Lopes e Eduarda Bonamigo vão disputar a competição nacional no Rio, que começa hoje

Na manhã de ontem, 29, a delegação do vôlei de praia de Dois Vizinhos embarcou, no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, para participar dos Jogos Escolares Brasilerios (Jebs) no Rio de Janeiro. Eles vão representar o Paraná. A competição reúne atletas de 12 a 14 anos e será realizada entre hoje, 30, e 5 de novembro, no Parque Olímpico.
Matheus Alberti e Gustavo Della Justina, do Colégio Estadual de Dois Vizinhos, e Jaine Elvira Lopes e Eduarda Bonamigo, do Colégio Estadual Cívico-Militar Vinícius de Moraes, foram os convocados pelo Estado para participar, assim como o treinador Luiz Fernando Viaro, que está acompanhando a delegação. A vaga veio depois da boa participação nos Jogos Escolares do Paraná, fase regional, disputada em Campo Mourão, em agosto.
“Essa competição será um start para essas crianças. Eles são atletas muito jovens. O Mateus e a Eduarda são nascidos em 2007 e o Gustavo e a Jaine em 2008. É um momento único porque eles não rodaram em muitos campeonatos e já vão direto para um evento de nível nacional. Não conhecemos as outras equipes, mas acreditamos que existe preparação muito grande de todos”, disse Luiz Fernando Viaro.
A pandemia de coronavírus influenciou negativamente nos treinamentos dos duovizinhenses. “A pandemia atrapalhou um pouco esse desenvolvimento das crianças, com a fase de isolamento e sem treinos. Eles competiram lá, em agosto, no Estado e esperamos ter bons jogos, desempenhar bem a função dentro de quadra. Vou tentar acalmar eles o máximo possível porque o fator emocional conta muito. No Rio de Janeiro venta mais do que aqui e tudo isso interfere no desempenho deles, mas estamos muito felizes por ter chegado aqui e agora o que vier de resultado é lucro.”
Os confrontos já estão definidos: os meninos enfrentam Rio de Janeiro e Paraíba, enquanto as meninas jogam contra Amazonas e Rio de Janeiro. A competição vale vaga no Campeonato Sulamericano.
Talentos do vôlei
Todos os alunos classificados são participantes do Projeto Talentos do Vôlei de Dois Vizinhos e Vôlei de Praia Dois Vizinhos, que é desenvolvido pela Associação Duovizinhense de Vôlei de Praia em parceria com a Prefeitura e apoio, através da lei federal de incentivo ao esporte, do Ministério da Cidadania, contando com patrocínio da Copel e Sanepar, Governo do Estado, Bancoob, Bancoob DTMV e do Instituto Sicoob. A associação ainda é beneficiária do Nota Paraná.
“Esse apoio dos últimos dois anos tem nos dado uma grande força para alcançar um grande número de crianças e, com isso, encontramos e desenvolvemos esses talentos. O fato de oportunizar o esporte gratuito para muitas crianças que não tinham acesso é de grande importância. Acreditar nessas crianças e lapidar não somente como atletas, mas sim como uma geração melhor para sociedade é o que almejamos. Gratidão a todas as pessoas que nos auxiliam diariamente nessa caminhada, porque sem esse apoio não tínhamos chegado aonde chegamos”, destacou Luiz Fernando, coordenador dos projetos.
