Escolinha recebe incentivos da administração municipal
A administração municipal de Francisco Beltrão, através do Departamento de Esportes incentiva a prática do futebol, dando apoio às escolinhas. São centenas de meninos, com idades entre 8 e 16 anos, brincando com a bola e aprendendo os caminhos do esporte profissional. No Estádio do Anilado, bairro Nossa Senhora Aparecida, funciona a Escola Profissionalizante de Futebol ? Esprof, especializada em preparar atletas para o núcleo de base do Grêmio de Porto Alegre. Só nessa escola são mais de 80 adolescentes aprendendo sobre o mundo mágico da bola.
A Esprof é coordenada pelos técnicos Aelor de Lara e Marcos Padilha, filho de Ademir Padilha (falecido), jogador campeão mundial pelo Grêmio Portoalegrense e que atuou em diversos times brasileiros, inclusive o Clube Esportivo União, hoje Francisco Beltrão Futebol Clube.
Segundo Aelor, muitos atletas que não têm condições de comprar o uniforme e pagar a mensalidade, freqüenta a escolinha através de patrocínio conseguido junto a empresários. A administração municipal disponibiliza o campo de futebol para os treinos. “Gostaria de agradecer ao prefeito Vilmar Cordasso pelo incentivo que tem dado as escolinhas de futebol, sou pai de atleta e nunca tinha visto tantos incentivos como agora. Também nunca vi antes tantas crianças e jovens atuando em escolinhas organizadas pela administração municipal ou naquelas que recebem apoio do executivo”, comenta agradecido Janir Conceição da Silva, pai do atleta de 13 anos Janir Thiago. A Esprof é apenas uma das muitas escolinhas apoiadas.
Aelor e Marcos Padilha informaram que já foram indicados vários atletas para ingressarem nas escolas do Grêmio em Porto Alegre. Rômulo de Moraes, de 12 anos, é um dos felizardos que está com as malas prontas para a capital gaúcha. Marcelo Cavasini e Douglas Batista estão aguardando confirmação. Os técnicos relataram que no núcleo de base do Grêmio, específico para atletas vindos de todo país, eles entram nas categorias Pré-mirim, Mirim, Infantil, Juvenil.
A mãe de Rômulo, dona Rosalina Pereira acompanha a maioria dos treinos do filho. “Procuro estar sempre presente nas atividades de meu filho, seja nos treinos ou nas atividades da escola”, frisa Rosalina comunicando que vai morar em Porto Alegre para estar perto do filho. Ela falou ainda que só está esperando a transferência escolar para mudar para Porto Alegre.
Supervisor do Grêmio estará em Francisco Beltrão
Dias 6 e 7 de setembro o supervisor geral das categorias de base do Grêmio, de Porto Alegre, Alzir José Flor estará em Francisco Beltrão observando os trabalhos dos atletas e vendo a possibilidade de mandar mais alguns para estudarem e treinarem em Porto Alegre. “Nesse dia somente terão oportunidade de mostrar suas habilidades jovens que estejam treinando na Escolinha Esprof. Outras informações pelo telefone 524 5935.