12.3 C
Francisco Beltrão
sexta-feira, 13 de junho de 2025

Edição 8.225

13/06/2025

Flávio Canto conquista o segundo bronze do Brasil

Flávio Canto conquista o segundo bronze do Brasil

(AF) – O judô brasileiro conquistou ontem sua segunda medalha nos Jogos Olímpicos de Atenas. Flávio Canto, da categoria meio-pesado (até 81 kg), venceu ontem o polonês Robert Krawczyk e garantiu mais uma importante marca histórica para o judô nacional.
Com o segundo pódio em Atenas -ontem Leandro Guilheiro levou o bronze na categoria leve-, o esporte igualou vela e atletismo como o que mais medalhas rendeu ao Brasil na história da Olimpíadas até o momento.
Agora, o judô aparece com 12 medalhas em todos os tempos (dois ouros, três pratas e sete bronzes). Vela e atletismo, que ainda competem em Atenas, têm o mesmo número de medalhas, mas apresentam melhor desempenho em relação a ouros -a primeiro garantiu quatro insígnias do metal mais valioso, e o segundo, três.
Única modalidade premiada até o momento em Atenas, o judô é também o único esporte em que o Brasil segue sem decepcionar desde Los Angeles-1984 -a partir de então, sempre os judocas do país conseguiram ao menos um pódio. E ainda compete em Atenas amanhã e na sexta.
Na repescagem de ontem, Canto (nascido em Oxford-ING e no Rio desde os 10) passou pelo italiano Roberto Meloni e pelo o sul-coreano Young Woo Kwon, ambos por ippon (pontuação máxima). O judoca iniciou sua campanha vencendo o colombiano Mario Antonio Valles também por ippon, Em sua segunda luta, o brasileiro pegou o estoniano Aleksei Budolin, medalha de bronze em Sydney-2000, e o venceu.  Na seqüência, foi derrotado pelo russo Dmitri Nossov, nas quartas-de-final, e ficou fora da disputa do ouro.
Na última luta, válida pelo bronze, faltando um minuto, Canto encaixou em de seus golpes clássicos, jogando o polonês por cima de suas pernas e chegou ao waza-ari (segunda maior pontuação).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques