Esporte
A Copa Ação TV/Farmácias Bravas nasceu para dar fôlego ao futebol amador de Francisco Beltrão. Num momento em que o Campeonato Varzeano atravessa um hiato de duas temporadas, a nova competição começa neste domingo, 14, com a missão de dar a público e agremiações um alento.
As semelhanças com o consagrado torneio são nítidas e não incomodam os organizadores. Os seis times convidados, inclusive, são remanescentes dele.
Mas a Copa Ação TV/Farmácias Brava também terá seu charme. Um dos atrativos é a realização de todas as partidas no Estádio Anilado, principal palco da modalidade do município..
O Jornal de Beltrão preparou um guia com informações sobre os integrantes do campeonato. Confira:
ATLETAS DO FUTURO/INOVATTA

Wilson Oliveira: ex-Juventude e Joinville é um dos trunfos do Atletas do Futuro/Inovatta.
Foto: Reprodução
Fundação: 1994
Região do município que representa: Progresso e Inovatta
Títulos: 3 Copa dos Campeões, 2 Municipal de Aspirantes (2001 e 2006), Jogos da Juventude – Fase regional (2005) e 1 Jogos Abertos – Fase regional (2004).
Presidente: Altamiro Dias (Fio)
Técnico: Aucione Vaz
Outra equipe que aposta em ex-profissionais é o CT Atletas do Futuro/Inovatta, que terá o goleiro Vagner Lopes e o zagueiro Wilson Oliveira. O primeiro tem 32 anos e jogou, entre outros, por Operário Ferroviário e Fluminense de Feira de Santana (BA). O segundo defendeu Juventude (RS) e Joinville (SC) e está com 51 anos.
[relacionadas]
BAIRRO INDUSTRIAL

Fundação: Anos 1970 (sem precisão)
Região do município que representa: Bairro Industrial
Títulos: 2 Varzeanos (2015 e 2017),
Presidente: Vilamir Ricci
Técnico: Aido e Afonso Brusamelo
A Copa Ação TV/Farmácias Brava será um reduto de ex-atletas profissionais, como Tiago Maggi, reconhecido pelos tempo de futsal, que agora desfilará habilidades no gramado. Ele é um dos reforços do Bairro Industrial. Entre outros destaques do time, estão Jader, Xande e Maicon Flores. Bicampeão do amador beltronense, o clube volta à ativa após quatro anos.
GAÚCHA

Fundação: 2014
Região do município que representa: Linha Gaúcha
Títulos: 1 Segunda Divisão do Varzeano (2016)
Presidente: Diogo Frizzo
Técnico: Anderson Mariotti/Humberto Toscan (auxiliar)
Com relação ao time que disputou o Varzeano de 2019, 15 jogadores permanecem vestindo a camisa do Gaúcha. “Apostamos na manutenção do elenco, com uma defesa consistente e na esperança dos gols dos atacantes Bassegio e Tanaka”, diz o presidente Frizzo. Foram oito novos contratados.
[relacionadas]
IPIRANGA DO JACARÉ

Fundação: 1966
Região do município que representa: Secção Jacaré
Títulos: 9 Varzeanos e 7 Varzeanos de Juniores.
Presidente: Ozebio Nesi
Técnico: Cléder de Moura
Vencedor da última edição do Varzeano (2019), o Ipiranga do Jacaré inicia a Copa com a base do elenco campeão. “Nossa aposta é no conjunto do grupo”, diz o presidente Ozebio Nesi.
PINHEIROS/BELMAR/SOBERANA

Fundação: 1987
Títulos: 6 Varzeanos (2005, 2007 2008, 2010, 2012 e 2013), 3 Varzeanos Máster (2012, 2013 e 2014), 1 Copa Sudoeste de Futebol (2011), 1 Regional de Amadores de Futebol Suíço (1992), 1 Regional de Amadores de Futebol (2001) e 1 Liga de Pato Branco (2000).
Presidente: Antoninho Bugansa
Técnico: Careca Bugansa
Dos integrantes do certame, o Pinheiros foi o único a se movimentar durante a pandemia. O time do presidente Antoninho Bugansa está na disputa da Copa Eclypse, de Dois Vizinhos, e chega à Copa Ação TV/Farmácias Brava com uma camisa pesada, sinônimo de equipe copeira.
[relacionadas]
VILA LOBOS

Fundação: 1980
Região do município que representa: Vila Lobos
Títulos: Não têm.
Presidente: Fábio Júnior Marcello
Técnico: Thiago Helmann
Com mais de 40 anos de história, o Vila Lobos estreou no Varzeano apenas em 2014, mas já tem um nome consolidado no esporte amador da região. Foi vice do Municipal de Futebol de 2017.
O presidente Fábio Marcello destaca a maneira como o clube é conduzido e o pioneirismo no uso das redes sociais. “Fomos uma das primeiras agremiações amadoras a usar as ferramentas para promover a entidade.”
Para a Copa Ação TV/Farmácias Brava, o Vila Lobos aposta num plantel entrosado, que, sempre aos sábados, treina, ou, no jargão do futebol amador “joga uma pelada”, na sede.
O meia-atacante pernambucano John Bala, de 18 anos, é uma das joias da equipe. “É veloz e tem um repertório de dribles”, pondera Fábio. Além dele, Cléber Perondi (Tébi), José Ailson (Tuta) e Diego Rios (Tuco) prometem ajudar a equipe.