Produção começou ontem à tarde, com entrevistas.

Ontem à tarde, o jornalista Adolfo Pegoraro, do Jornal de Beltrão e da Ação TV, e o publicitário Adriano Amaro, da Ádamo Agência de Publicidade, iniciaram o trabalho de captação de imagens para a produção de um documentário sobre a história do Clube Esportivo União (CEU), que foi fundado em 15 de fevereiro de 1956.
Os dois primeiros entrevistados foram Laurentino Risso, narrador e comentarista esportivo em rádio desde 1962, pela Princesa e Educadora, e Valdomiro Didoné, o Dama, que veio para Francisco Beltrão em 1966 para jogar no União e nunca mais saiu da cidade.
“Primeiro jogo que eu narrei foi em 1962, pela Lesp (Liga Esportiva do Sudoeste do Paraná), que tinha sede em Pato Branco. A partida era entre União e Marmeleiro, no Anilado. Comecei a trabalhar em rádio com apenas 14 anos, como sonoplasta, então acompanhei bem a história do União desde o primeiro presidente, Wolf Trentin, até o atual presidente, Ivo Sendeski”, comenta Laurentino, que hoje é comentarista da Rádio Educadora.
“Vim para ficar um ano, fiz o gol do título da Lesp em 1966, depois fomos disputar a Taça Paraná. Fui ficando, ficando, e conquistei seis títulos do Regional de Amadores com o União”, lembra-se Dama, que mais tarde, nas décadas de 1990 e 2000, também foi presidente do Francisco Beltrão Futebol Clube.
O documentário está apenas no início e deve ser lançado apenas em 2022, provavelmente na semana de aniversário do União, em fevereiro.
[relacionadas]