Esporte

Em 2010, a Escola Municipal Sagrado Coração, do Bairro Padre Ulrico, em Francisco Beltrão, começou a oferecer a educação em tempo integral, e uma das atividades disponíveis para os alunos é o karatê. Por ano, cerca de 200 crianças e adolescentes participam das atividades culturais e esportivas e muitos deles já conquistaram medalhas e até títulos estaduais e nacionais no karatê.
Erilde de Paula é mãe de Maria Eduarda, de 11 anos, e conta com orgulho que uma das paredes de sua casa já está cheia de medalhas. “O primeiro campeonato dela foi a final do Paranaense em Campo Mourão. Veio campeã de lá e depois disso nunca mais parou. Minha cortina foi substituída por uma parede de medalhas. Eu tenho muito orgulho, porque transformou as nossas vidas, tanto no respeito, na disciplina, tudo, porque o karatê não é só no tatame, é na vida, na rua, no colégio, um karateca tem que ser o mesmo lá no tatame e fora”, diz Erilde.
Maria Eduarda iniciou no tempo integral da Escola Sagrado Coração em 2015. Hoje, a menina é campeã e vice-campeã paranaense e soma 63 medalhas, além de 3 troféus com a equipe de Beltrão. Vinicius Gabriel dos Santos Carvalho tem a mesma idade e também é faixa roxa, é vice-campeão paranaense e campeão nacional do estilo wado-ryu.
Entre os destaques, estão ainda Elton Henrique Varela Rodrigues, 13 anos, faixa marrom, campeão paranaense e campeão nacional na categoria A; e Fabiana Figueroa, “minha categoria é cadete, divisão A, sou faixa marrom-preta. Eu sou campeã do kumite nacional e 3º lugar no kumite paranaense”.
“À medida que as crianças vão crescendo, vamos percebendo a capacidade de autocontrole e disciplina que o esporte vai proporcionando. A cada campeonato que participam, trazem no peito as medalhas em evidência, com orgulho da conquista e com o desejo de cada vez mais alcançar e estar no pódio. Creio que isso seja a manifestação do sonho de chegar a ser profissional da modalidade”, comenta Carmem Eliane Taffarel, diretora da Escola Sagrado Coração.
O responsável pelas aulas de karatê na escola é o professor Celso Potrick, da Associação Real Lince de Karatê-do, de Francisco Beltrão. “Eu comecei a dar aulas de karatê na escola Sagrado Coração em 2012. O objetivo principal da prática do karatê na escola é proporcionar o crescimento e desenvolvimento harmônico das crianças, o desenvolvimento das potencialidades psicomotoras e cognitivas, da afetividade e a integração social, a disciplina, o respeito e contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Como objetivo secundário, procuramos formar atletas capazes de representar o município em eventos de todos os níveis, desenvolvendo no praticante sonhos e mais motivação em sua vida e na prática desportiva, servindo como instrumento de transformação”, define o professor.
Além dos projetos de esporte, a instituição de ensino também oferece outras atividades na jornada ampliada. “Como bem sabemos, cabe à escola trabalhar e despertar nas crianças seus gostos e talentos, e o esporte tem papel fundamental para o desenvolvimento integral do ser. Buscamos todos os anos, com parceria da Secretaria Municipal de Educação, oferecer aos alunos projetos de dança, teatro, música, artesanato, entre outros, bem como uma parceria incrível que o Sesc proporciona com oficina de alfabetização matemática e de Língua Portuguesa, com atividades, materiais e passeios, tudo proporcionado com muito carinho aos alunos”, completa a diretora Carmem.