24.7 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Linha Piedade Olaria comemora primeira grande conquista com festa, no domingo

Mais de 800 pessoas foram à comunidade festejar e acompanhar bons jogos.

 

Wilson e seu pai, Léo Vanin, e o presidente Sandro Rizzo.
Foto: Darce Almeida/JdeB

 

Em 1976, o Brasil já era tricampeão mundial de futebol e a moeda que circulava no País era o cruzeiro. E nesse ano, um time de futebol amador de Francisco Beltrão fez história, quando conquistou a Primeira Divisão do campeonato municipal: o Olaria de Linha Piedade.
A decisão do título foi contra a comunidade de Jacutinga, no estádio Anilado. “Não me lembro do placar do jogo, mas foi emocionante porque nunca tínhamos ganhado um campeonato. Nosso time chegava nas decisões, mas ficava em segundo ou terceiro lugar”, relembra Léo Vanin, proprietário da Cerâmica Sudoeste e uma das referências da comunidade, distante 10km do centro da cidade.
E a comemoração pelos 40 anos da conquista inédita foi domingo, 19, na comunidade local, com jogos amistosos. De acordo com os organizadores, “a festa surpreendeu”. “Em torno de mil pessoas prestigiaram, vendemos 550 quilos de carne, foi um sucesso mesmo”, comemora Léo. Durante o dia, foram realizadas amistosas com os seguintes resultados: ex-campeões pela Sociedade Esportiva Olaria 3×4 Polícia Militar; Barra Grande de Itapejara 3×1 Km 18 de Marmeleiro.
O presidente do Olaria, Sandro Rizzo enfatiza que a comunidade tem encolhido com o passar dos anos, mas graças ao apoio de amigos e empresários, ela se sustenta, “Hoje são poucas pessoas, em torno de 35 famílias que moram no Olaria, tentando manter a história viva. São duas empresas que referência, a Cerâmica Sudoeste e a Agropecuária Santa Rosa. Importante lembrar da parceria com amigos da cidade para manter o futebol e eventos na nossa comunidade. Se não fosse pelo esporte, quem sabe a comunidade fosse menor”, analisa Sandro, filho de Dilvo Rizzo, um dos moradores mais antigos da localidade.  

- Publicidade -

Não era só futebol
Léo Vanin conta que na década de 1970 e 1980, a comunidade do Olaria tinha um destaque acentuado no atletismo. “Várias corredores de lá participavam de competições de 5, 10 quilômetros. Eles participavam das corridas do Soldado e do Chico Pneus.” Tanto Léo Vanin e seu irmão, Vilmar Vanin, Célio Fávero, Eloi Beal, entre outros disputavam competições pela região. 

Tudo mais fácil
Léo Vanin é do tempo em que o papel e caneta eram os mecanismos para registrar as competições em que a comunidade participava. Para ele, hoje “tudo está mais fácil”. “Tem o celular, o computador, quando você quer saber das coisas, é mais fácil. Mas eu me lembro que o Olaria ficou 38 jogos invicto entre 1980 e 1990, em amistosos e partidas do Varzeano. Eu anotava tudo no caderno”, relembra Léo.

 

Títulos do Olaria

Aspirantes
1975, 1998, 1999, 2000 e 2005;
Principal
1976, 1978, 1979, 1981 e 2004;
Segunda Divisão
2016
Taça Independência – Brasil x Argentina – 1977
Taça Vida Verde – 1998
Taça Iguaçu – 2005

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques