Ação foi organizada pela Associação Garra de Karatê e teve participação do mestre japonês Hironori Otsuka III, superintendente internacional da organização Wadô-Ryu.

O final de semana foi de muito aprendizado para mais de 180 professores e praticantes de Karatê-Dô (estilo Wadô Ryu). Eles participaram do Gashuku Nacional de Karatê-Dô Wadô Ryu, que aconteceu em Dois Vizinhos. A programação fez parte das comemorações dos 33 anos de atividades da Associação Garra de Karatê.
Os treinamentos começaram sexta-feira, 17, e seguiram até o domingo, 19, todos supervisionados pelo mestre Koji Takamatsu, de São Paulo, que é faixa preta 9º Dan, superintendente da organização Wadô-Ryu para América do Sul e precursor da modalidade no Brasil.
O evento contou também com a participação do mestre Hironori Otsuka III, que é superintendente internacional da organização. “Ele é neto do fundador do estilo Wadô Ryu e nos honrou com a sua presença. Falamos que é um evento nacional com cunho internacional que teve praticantes do nosso esporte de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As aulas foram voltadas para faixas pretas e aspirantes, mas também tivemos muitas crianças e o público em geral participando”, ressalta Francisco Alves Pereira, professor da Associação Garra e faixa preta 6º Dan.
O professor ficou muito satisfeito com o bom nível do evento. “Recebemos amigos e colegas de diversas localidades e tivemos um excelente intercâmbio de conhecimento. Foi um final de semana grandioso em quantidade de participantes e na qualidade dos cursos que foram oferecidos. Acredito que todos os professores do Brasil do nosso estilo estiveram em Dois Vizinhos para aprender mais e repassar para os seus alunos”, destacou.
Nos últimos anos, o evento havia sido realizado em Gramado (RS) e Sidrolândia (MS). “Tudo superou nossas expectativas e aconteceu dentro do previsto. Agora, estou embarcando para São Paulo para mais um período de treinamentos e capacitações.”
Agradecimentos
O professor Francisco agradeceu à Unisep, por ceder o ginásio de esportes para os treinamentos, e também ao centro comunitário da Igreja Santo Antônio de Pádua, que serviu de hospedagem e refeitório para os professores e praticantes de fora. “Se não tivéssemos esses dois parceiros, não teríamos como receber esse grande evento”, conclui Francisco.

Fotos: Jair Bonato/JdeB