A fórmula de disputa vai seguir o que era praticado até 2015, com 12 equipes, grupo único e turno único também na primeira fase.

A Primeira Divisão do Campeonato Paranaense de Futebol vai começar no dia 19 de janeiro de 2020. A única diferença para 2015 é que não haverá mais o Torneio da Morte. Serão 12 equipes em disputa, turno único na primeira fase, e grupo único também. Os dois últimos colocados serão rebaixados para a Segunda Divisão. Os oito melhores avançam para as quartas de final. Ao invés de 17 datas, como acontecia até o ano passado, a edição 2020 terá 16 datas.
O Campeonato Paranaense 2020 vai ofertar três vagas para a Série D do Campeonato Brasileiro. Com isso, será extinta a Taça FPF Sub-23, que terminou na semana passada com o título do Nacional de Rolândia, que jogará a Série D no ano que vem ao lado de Toledo e FC Cascavel, que conquistaram a vaga pela campanha na Primeira Divisão do Paranaense.
“Vamos trabalhar para fazer uma boa campanha e manter o União na Primeira Divisão. Quem sabe a gente consiga beliscar uma vaga na Série D. O importante é que vamos precisar do apoio do torcedor e dos empresários para fazer um time forte, pois é uma competição de alto nível”, comenta Ivo Sendeski, vice-presidente do União, que esteve ontem à tarde em Curitiba, na sede da Federação Paranaense de Futebol, onde aconteceu a reunião arbitral do campeonato.
Cinco substituições
A partir de 2020, os treinadores poderão fazer mais substituições de atletas durante a partida no Campeonato Paranaense. O limite passa de três para cinco substituições por partida. Por isso, será muito importante ter um elenco repleto de bons atletas, para manter o nível técnico durante os 90 minutos.
Bebida liberada
Os torcedores que gostam de tomar um chope ao assistir aos jogos podem ficar tranquilos, pois a bebida alcoólica está liberada para ser comercializada nos estádios. Isso também abre para as equipes negociarem patrocínios com empresas do setor.
Até a oitava rodada
Agora não haverá mais número limite de atletas inscritos por equipe. Mas as inscrições de novos atletas devem ser feitas até o início da oitava rodada. O jogador precisa estar com seu nome registrado no BID (Boletim Interno Diário) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) até essa data limite.