Loir Carlos da Costa saiu de Beltrão em 2007 e se especializou nesta área.

A temporada 2020 está sendo muito diferente para os pilotos do mundo todo, seja qual for a categoria. Por conta do coronavírus, as competições estão suspensas e muitos profissionais da área estão se dedicando a competições virtuais, o que exige treinamentos em simuladores de alta tecnologia. E o professor beltronense Loir Carlos da Costa está fazendo sucesso em Curitiba com a Fitness Racing, uma academia especializada no treinamento de pilotos de automobilismo.
[banner=100055]
Ayrton Senna era uma referência na preparação física na Fórmula 1, tinha grandes profissionais acompanhando a sua rotina, dentre eles Nuno Cobra, que se tornou uma referência na preparação física de pilotos. Senna se destacava não somente pelo talento, mas também pela dedicação fora das pistas, que começava com um bom condicionamento.
Profissional especializado
Seguindo essa linha, Loir se especializou no setor, acompanha pilotos há mais de 15 anos, estudou profissionais do kart à Fórmula 1 antes de montar a sua academia. Ele saiu de Francisco Beltrão em 2007, morou quatro anos em Jaraguá do Sul (SC) e depois se mudou para Curitiba. “A academia é uma referência no Brasil, tanto que estamos pensando em levar pra fora, inclusive pros Estados Unidos. Só que com essa questão de pandemia complicou um pouco a situação”, comenta Loir, um profissional de Educação Física apaixonado pelo automobilismo desde quando residia em Beltrão.
Para atender os pilotos exigentes na atualidade, a Fitness Racing investiu em simuladores de alta tecnologia. “O simulador é muito profissional que a gente usa. Além do simulador, fazemos o trabalho psicofísico junto com o equipamento. É uma tecnologia bem de ponta, estamos com um treinamento bem avançado com os pilotos, é uma referência no Brasil. Tanto que o piloto tem uma simulação bem próxima do real com o simulador, tanto a questão de força, como técnica de pilotagem, até comportamento de pista é possível treinar, otimizando o tempo e o custo”, complementa.
Um dos primeiros pilotos parceiros da Fitness Racing é o também beltronense Wellington Cirino, que é um grande incentivador de Loir Carlos da Costa. “O Wellington Cirino treina comigo desde 2013, é um piloto muito focado. Ano passado ele não teve muitos resultados positivos, não conseguiu treinar muito comigo. Mas esse ano a gente tá acompanhando mais de perto, e vai dar um grande resultado dentro das pistas. O Cirino tem ainda um grande tempo de atividade no automobilismo, porque ele é muito profissional e dedicado, leva tudo muito a sério”, comenta o professor Loir.