24.7 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Seleção para projeto gratuito de ginástica artística já tem 130 inscritos

Algumas turmas já estão fechadas e as inscrições terminam amanhã.

A professora Andriely Minosso Casimiro auxilia Heloiza Maria Isotton no teste para participar do projeto de ginástica artística de Francisco Beltrão.

A seleção vai até amanhã, na Unipar. 

Fotos: Aline Leonardo/JdeB

- Publicidade -

A seleção de alunos para o projeto de ginástica artística da Secretaria de Esporte de Francisco Beltrão já recebeu 130 inscrições desde segunda-feira, 3, no centro de treinamentos, na Unipar. Como as turmas são divididas por faixa etária, algumas já estão fechadas, mas a expectativa da coordenadora Andriely Minosso Casimiro é abrir mais vagas devido à demanda.

No primeiro dia da seleção, muitos pais compareceram para garantir a vaga. “Teve bastante inscrições mesmo. A gente teve umas 130 e foram avaliadas umas 60 atletas para estarem participando dos treinamentos. Esperamos que até o final das inscrições a gente consiga completar todas as turmas”, disse Andriely. A diferença é entre alunos que participarão das aulas e dos treinamentos, efetivamente — em 2019, 30 meninas integravam o grupo da ginástica de rendimento.

As crianças e adolescentes treinam gratuitamente e a maior procura é nas faixas etárias menores. “São de 20 a 40 vagas por idade, então, por exemplo, de 7 a 9 anos a gente já tá com turma fechada, de 5 e 6 tem algumas vagas ainda, mas já tá quase superlotando. As idades de 10 anos pra cima tá bem tranquilo, as menores são as que mais têm demanda. A gente pretende abrir mais turma, mas somente a partir de quinta-feira que a gente vai conseguir distribuir essa demanda, pra não ficar faltando vagas”, comentou Andriely.

Segundo a coordenadora, a ginástica é uma boa opção para os adolescentes saírem do sedentarismo: “Temos bem poucos adolescentes aqui, vamos contar de 12 anos pra cima, que é a idade que tem menos procura, porque querem ficar em casa, no celular, a tecnologia dominou. E hoje a gente chama esses adolescentes pra virem fazer uma atividade física, saírem do sedentarismo e fazerem algo de qualidade pra vida deles”.

Os meninos também são convidados para participar. Como a procura é menor, eles são integrados às turmas das meninas. Até ontem, havia quatro meninos inscritos. “As turmas são mistas, até porque não temos uma turminha fechada de meninos por causa das idades, que são muito diferentes, então vamos incluir nas turmas das meninas.”

Como se inscrever?
A seleção é para crianças e adolescentes com idade entre 4 e 16 anos. É necessário apresentar RG ou certidão de nascimento. São avaliados dez atletas por hora, por ordem de chegada, das 8h às 11h e das 14h às 17h, até amanhã, na Unipar, que é parceira do projeto. As aulas são totalmente gratuitas e, além dos treinos, os atletas também recebem apoio de acadêmicos da Unipar em outras atividades, como a hidroginástica.

A coordenadora do projeto de ginástica, Andriely Minosso Casimiro, e as auxiliares Grasielli Fernandes e Angela Cristina Arini, do curso de Educação Física, estão fazendo a seleção dos alunos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques