Azulão soma cinco pontos e se distancia da zona de rebaixamento, que tem PSTC e Cascavel CR ainda sem pontuar.
.png)
A primeira vitória do Clube Esportivo União no Campeonato Paranaense 2020, por 1 a 0, quarta-feira, 29, contra o PSTC, no Estádio Anilado, rendeu uma escalada na tabela e a distância da zona de rebaixamento. Com cinco pontos, o Azulão deixou para trás o próprio PSTC e o Cascavel CR, 11º e 12º colocados, respectivamente, que ainda não pontuaram. Em 10º está o Toledo, com 4 pontos.
Conquistar os três pontos não foi fácil. Em um jogo truncado, o União criou mais no ataque, mas pecou nas finalizações. No início do segundo tempo, a chance veio na falta sofrida pelo zagueiro Samuel dentro da área. Cleiton cobrou o pênalti e marcou o gol da vitória. As equipes ainda tiveram cinco cartões amarelos cada e o União perdeu o atacante Rafael, expulso aos 33 minutos.
Elogiado pela tranquilidade na hora do pênalti, o lateral Cleiton ressaltou a confiança transmitida pelo técnico Raphael Bahia. “É muito treinamento e o professor Raphael me passa essa confiança, aí, na hora ali, é só você e o goleiro, tem que fechar os olhos e imaginar, olhar a hora que ele vai pro lado e você definir no último momento. Graças a Deus, conseguimos essa vitória importante, a gente tava precisando disso. Só nós sabemos o que estávamos passando de pressão e essa vitória vai dar um up pra gente decolar nesse campeonato”, disse em entrevista à Ação TV.
Pontapé para a classificação
O treinador do União também valorizou o resultado, embora reconheça as dificuldades da equipe. “A gente pediu muita calma no primeiro tempo porque sabia que eles iam vir pra pressão, onde a gente podia achar espaço. Infelizmente, a gente não achou espaço no segundo tempo, foi gol de pênalti, isso não importa. Erramos muito, temos muita coisa pra consertar, porque foi uma vitória, mas não que a gente tenha jogado bem, temos consciência disso. Mas foi importante, num campeonato de tiro curto, a gente precisa pontuar”, analisou Raphael.
Para ele, o jogo pode significar a arrancada no campeonato: “A gente acredita ter dado o pontapé pra nossa classificação, porque, quando eu vim pra cá, eu falei pro presidente que eu não vim pra tirar time de rebaixamento, não, eu vim aqui pra classificar entre os oito e buscar uma vaga na competição nacional. E o presidente, como toda a diretoria, comprou a ideia, os atletas compraram a ideia e hoje [quarta] os meninos estão de parabéns”.
Situação no campeonato
O União chegou a estar em 7º lugar antes do fim da quarta rodada. Mas, ontem à noite, com a vitória por 3 a 1 do Cianorte sobre o Athletico, o Leão do Vale tomou a posição do Azulão, que caiu para 8º, último na zona de classificação. O Paraná, que perdeu por 2 a 1 para o FC Cascavel, é o 9º colocado.
O próximo jogo do União é fora de casa, domingo, 2, contra o Rio Branco em Paranaguá. Depois pega o Coritiba, dia 8, quarta, no Couto Pereira, e volta a jogar no Anilado dia 16, contra o Londrina.