Esporte

O atleta beltronense Vinícius Guarienti visitou, na semana passada, a diretoria da Unimed Francisco Beltrão. Ele apresentou as medalhas e resultados conquistados no início do ano, antes da pandemia do novo coronavírus, quando disputou o Circuito Caixa Regional Rio-Sul, na cidade de Vitória (ES). Vinícius é patrocinado pela Unimed Francisco Beltrão e trouxe para casa cinco medalhas nas cinco provas que disputou. Três de ouro nos 100m livre, 100m costas e 100m borboleta; e duas medalhas de prata nas provas 400m livre e 50m livre.
Quando as competições foram canceladas, Vinicius estava em Curitiba se preparando para uma competição internacional seletiva para as paralimpíadas de Tokyo 2020. “Nós do paralímpico estávamos receosos de ter que viajar de avião para competir em São Paulo, que era uma cidade que já apresentava infectados pela Covid-19, mas receber a notícia de cancelamento da competição foi um baque bem forte, todos estavam no seu ápice para dar o melhor de si.”
De março a maio Vinicius veio para Francisco Beltrão para ficar na casa dos pais. Neste período manteve uma rotina de exercícios diários para manter o condicionamento físico. “Quando reabriu as academias eu passei a treinar na Free Sport, três vezes por semana na piscina e três vezes por semana na academia. Foi muito bom poder voltar a nadar!”
Vinicius conta que chegou a ter esperança que o Comitê Paralímpico Brasileiro divulgasse alguma competição até o final do ano. “Ficamos um pouco esperançosos, pois em São Paulo o pessoal da seleção já voltou a treinar normalmente, contudo, não veio nenhuma informação neste sentido, pois muitos locais ainda não voltaram a funcionar e muitos atletas estão com seus treinamentos prejudicados.”
O mais provável que seja divulgado em novembro o calendário do ano que vem. Enquanto isso, ele segue treinando forte para manter seu preparo. “No trabalho físico, venho fazendo uma manutenção, sem grandes esforços para não ficarmos com a imunidade baixa. Para motivação, o técnico vem realizando alguns desafios contra o relógio para cumprirmos em ciclos.”