16.2 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

MAIS SUDOESTE NA SÉRIE OURO

Dirigente dá detalhes da transferência do Operário para São João

Dirigentes do Operário e cúpula da prefeitura de São João firmam acordo. Foto: Reprodução.

Por Juliam Nazaré – Com pouco mais de 10 mil habitantes e 60 anos de fundação, o município de São João pela primeira vez terá uma equipe no Campeonato Paranaense de Futsal. Mas não será na Série Bronze — última divisão e porta de entrada do estadual. Esportistas da cidade aproveitaram a falta de acordo entre a diretoria do Operário Laranjeiras e a nova administração da Prefeitura de Laranjeiras do Sul e trouxeram o projeto para o Sudoeste.

As negociações começaram ainda em 2024. Numa entrevista ao Jornal de Beltrão, em dezembro, o supervisor do Rubrão, Emerson Melatti, revelou interesse de outro município, caso o projeto não permanecesse na cidade de origem. Dito e feito.

Depois de anunciar a transferência das categorias de base do clube, o Operário confirmou nesta terça que a equipe profissional também jogará em São João. Numa foto publicada nas redes sociais, o presidente de honra Leoni Luiz Meletti, o “Tilim”, e o supervisor Emerson aparecem ao lado do prefeito de São João, Clovis Cuccolotto e de outros integrantes da gestão municipal. “A gente pensou principalmente na base, mas como eles não se acertaram em Laranjeiras, São João absorveu. É mais um time pro Sudoeste. Vamos ver os frutos que a gente colhe. Que nosso público compareça ao ginásio e vamos prestigiar o nosso time”, declarou o prefeito Clovis, em contato com o JdeB.

- Publicidade -

Mudanças na diretoria e escudo

De acordo Emerson Melatti, em breve haverá uma reformulação na diretoria do Operário, para inserir integrantes de São João. “A gente precisa de pessoas da cidade, que tenham conhecimento com a sociedade, com os patrocinadores e o poder público. A ida do Operário foi intermediada por empresários que tinham filhos treinando com a gente em Laranjeiras”, explicou o supervisor.

As cores rubro-negras serão mantidas, mas o escudo deve ter alteração. A nomenclatura, então “Operário Laranjeiras Futsal”, será alterada para “Operário Futsal São João”.

Elenco e comissão técnica

Sem Luciano Bonfim, que estava no Rubrão desde 2019 e rumou para o Esporte Futuro Toledo, o Operário terá Ranieri Gabriel, então auxiliar, efetivado como treinador. Já o elenco, que até 2024 mantinha peças da equipe que conquistou a Série Bronze e Prata, será totalmente reformulado. “Um dos nossos segredos era manter a base, então neste ano será um desafio. A busca por contratações começou há pouco tempo, então montamos um plantel bem jovem. Começar tudo do zero e numa Série Ouro. O primeiro objetivo é se manter no meio da tabela. Permanecer. Se conseguirmos, traçamos outros objetivos”, detalhou Emerson. A pré-temporada inicia dia 10 de fevereiro.

Novo ginásio

A casa do Operário em São João ainda está sendo construída. O Complexo Esportivo Izaltino Rossi terá capacidade para 1.100 torcedores e deve ficar pronto até o início da Série Ouro, previsto para março. A estreia será no dia 8, em casa, contra a Aaema/Mariópolis. Como conquistou a Copa União de 2024, a equipe também disputará a Copa do Brasil.

Mais um representante para o Sudoeste

Com a vinda do Operário, o Sudoeste terá sete dos 16 integrantes da Série Ouro 2025. Também estão no estadual Aaema/Mariópolis, ABF, Acel, Ampere, Marreco e Pato.

Projeto recente e vitorioso

O Operário surgiu no futsal em 2019. O nome faz alusão ao União Operário, que em 1989 foi vice do Paranaense de Futebol, mas não subiu para a elite — na época, o regulamento promovia somente o campeão.

Em seis temporadas, o Rubrão teve apenas dois treinadores: Daniel Pruêncio, que deixou o cargo após o fim da primeira fase da Série Bronze, ainda em 2019; e Luciano Bonfim, que assumiu na sequência e conquistou a Bronze, a Prata do ano seguinte, além da Liga Paraná e da Taça FPFS de 2021 e a Copa União de 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques