Sobrevivente do acidente aéreo da Chapecoense, em 2016, começou a carreira em Beltrão e volta ao município em evento promovido pela Inovatta.

Por Juliam Nazaré – O ex-zagueiro Neto promete emocionar os beltronenses. Às 19h30 de hoje, 20, no Espaço da Arte, ele ministrará a palestra “Vida e Superação”. O evento é promovido pela Inovatta, em comemoração aos dez anos da empresa. Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos na loja.
Com 36 anos, Hélio Hermito Zampier Neto atualmente é dirigente da Chapecoense. Neto atuou como zagueiro e a carreira profissional teve pontapé inicial em Francisco Beltrão, onde atuou pelo clube de mesmo nome entre 2006 e 2008. Depois passou por Cianorte, Guarani e Santos, até chegar à Chapecoense em 2015. Ele foi um dos poucos sobreviventes do acidente com o Voo 2933, da Lamia, em 29 de novembro de 2016, na Colômbia. Após se recuperar, retomou a carreira, encerrada em 2019, no clube do Oeste Catarinense.
“Neto é meu amigo de longa data. Iniciou a carreira em Beltrão e, apesar de ser carioca, veio cedo para cá. Joguei muito futebol com ele, de onde surgiu uma amizade. Nos afastamos quando a carreira dele decolou, nos afastamos, mas depois de certo tempo nos reencontramos em Chapecó. Aconteceu o acidente, comecei a ir mais vezes para Santa Catarina e no ano passado iniciamos as conversas para ele vir dar essa palestra. Ele se diz beltronense, é casado com uma pessoa daqui e só não mora no município pois trabalha na gestão da Chapecoense. O primeiro plano dele era voltar pra Beltrão quando se aposentasse”, relata o empresário Fernando Dias, organizador do evento.
Na palestra, a história de superação será o mote. “Ele nos passa uma energia muito positiva. É um cara de Deus, é diferente. Pode ter certeza que quem for voltará com o coração mais aberto, mais maleável para muitas coisas. O que esse homem passou e viveu desde o futebol até o acidente é dose, e ainda assim segue sendo a mesma pessoa. Precisamos de pessoas assim do nosso lado”, crava Fernando.