15.3 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Há 20 anos, Beltrão e o Brasil amanheceram com a festa do pentacampeonato

JdeB registrou a festa dos beltronenses pela rua da cidade. Na foto, crianças com a camisa verde-amarela. Foto: Arquivo/JdeB.

Por Juliam Nazaré – Há exatos 20 anos, o dia amanhecia no Brasil sem o silêncio comum às manhãs. Adultos, crianças e adultos, a pé ou de carro, tomaram as ruas do País para comemorar a conquista do penta da Copa do Mundo. Em 2002, o torneio foi disputado na Coreia do Sul e no Japão, o que fez os brasileiros acordarem de madrugada para ver os jogos da Seleção Canarinho. A decisão, que terminou 2×0 contra a Alemanha, com dois gols de Ronaldo, começou às 8h, no horário de Brasília. Em Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e em outros municípios do Sudoeste, teve muita festa, conforme publicou o JdeB na edição de 2 de julho daquele ano.

O radialista Cláudio Mello, atualmente na Rádio Anawin FM, na época contratado da Rádio Princesa, estava em Mangueirinha, na cobertura dos Jogos da Juventude. “Acordávamos cedinho, sempre. O Brasil foi meio desacreditado pra Ásia. O Ronaldo tinha passado um ano e meio numa situação complicada com o joelho. Felipão não levou o Romário. Mas deu tudo certo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho estiveram em grande fase.”

- Publicidade -

Cláudio se recorda de ter assistido à decisão ao lado de amigos, como os professores Alcione Vaz, Almir Hugo Lopes e Kinkas Silva, da comissão técnica de Francisco Beltrão.
Além da desconfiança do torcedor com a seleção do início do milênio com a atual, o comunicador vê outra semelhança entre a seleção de Felipão com a comandada por Tite. “O jeito dos dois treinadores é parecido. Mas o Brasil costuma surpreender e sempre é favorito”, opina Cláudio, hoje com 62 anos, na época com 42.

Motorista de aplicativo em Beltrão, Dino Almir, de 49 anos, morava em Maripá, no Oeste do Estado. Ele se lembra que em 2002 viu em família a partida contra a Alemanha. “Estava com minha esposa e meus pais, que torciam e seguem torcendo contra a Seleção Brasileira.” Dino declara que não é mais um torcedor “fervoroso” da Canarinho, mas que espera o hexa em dezembro, no Catar.

Já o advogado Jean Carlos Czerniaski tinha 9 anos. Encantado com o time de estrelas como Cafu e o goleiro Marcos, ele comemorou o título com um amigo, Mateus Casiraghi, hoje falecido.

“Fomos até a comunidade de Barra Grande, em Itapejara D’Oeste, para assistir com a família dele.”

O penta foi a última Copa do Mundo conquistada pelo Brasil. Em 2006, 2010 e 2018, o time parou nas quartas de final, enquanto em 2014 foi quarto colocado. O Mundial de 2022 começa em novembro, no Catar. Os brasileiros comandados por Tite terão pela frente Camarões, Sérvia e Suíça. A estreia será em 24 de novembro, quinta-feira, às 16h, contra os sérvios.

Há 20 anos, o Brasil acordava em festa com o penta da Copa do Mundo. Na foto, beltronenses comemoram a conquista que consagrou Marcos, Rivaldo e Ronaldo Fenômeno. Torcedores comparam seleção de Felipão à de Tite, que busca o hexa no Catar, em novembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques