15.9 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 17 de junho de 2025

Edição 8.227

17/06/2025

FUTEBOL AMADOR

Realizado o 1º Encontro do EC Guatambu da Linha Macagnan

Ex-atletas e familiares do EC Guatambu se reuniram na última sexta-feira em Francisco Beltrão para relembrar histórias do Campeonato Varzeano. Foto: Adolfo Pegoraro/JdeB.

Por Adolfo Pegoraro – “Isso aqui é o sonho de uma criança que via o Guatambu jogar no Varzeano, pra mim esse time era uma referência, uma inspiração, meu sonho era jogar no Guatambu.” Essa frase foi dita por Ademir Augusto Macagnan, apresentador do Debate Esportivo da TV Beltrão e repórter da Ação TV, na última sexta-feira, 31 de janeiro, na sede da Associação Verdão Beltrão (antiga associação do Banestado), no bairro São Cristóvão, onde aconteceu o 1º Encontro do Esporte Clube Guatambu da Linha Macagnan, um time que marcou época nas primeiras edições do Campeonato Varzeano, ainda no tempo do Demea (Departamento Municipal do Esporte Amador de Francisco Beltrão).

Segundo o comentarista esportivo Laurentino Risso, da Rádio Educadora e do jornal Folha do Sudoeste, “foram muitos os desportistas que dirigiram a entidade municipal que organizava os campeonatos varzeanos, a começar com o Tenente Serapião (do BE – Batalhão de Engenharia), em 1962, Padre Harri Van Briel (belga), conhecido como Padre Ari, que por muitos anos se dedicou ao esporte da várzea, Osvaldo Lehr e muitos outros que deixaram seus nomes gravados na história do futebol amador de Francisco Beltrão.”

“Já fazia muitos anos que eu queria organizar um evento como esse, pra relembrar os times do passado, contar histórias, valorizar o empenho de cada um pelo fortalecimento do time de futebol da Linha Macagnan, onde eu me criei. Só tenho que agradecer a todos que ajudaram na organização”, diz Ademir Augusto, que agradece também aos patrocinadores que ajudaram a viabilizar o evento: Visyun Marketing, Unifas, Macagnan Ferro e Aço, Tornearia Macagnan, Impacto Motorsport, Preto Ferramentas, Biazin Corretor de Imóveis e Automóveis, Luquini Contabilidade, Gonzato Negócios Imobiliários, EBS Hidráulicos, REC Eventos Criativos, Ação TV, Jornal de Beltrão, Mavidal, TN Logística Integrada, Gabiza Transportes, Clik Extensão da Indústria, Empremac Serviços e Obras, Protende Sistemas de Protensão e Trans Maca Transportes.

- Publicidade -
EC Guatambu, da Linha Macagnan, em uma das formações da década de 1970: Cristo, Candinho, Ari, Amélio, Oscar, Toninho e Zanette;Jaime, Jovino, Navarini, Todescatto e Nelson. Foto: Arquivo da Família Macagnan.

No ano que vem, a organização do evento quer realizar o encontro na Linha Macagnan, pois o pavilhão da comunidade está sendo reformado pela administração municipal. “Não temos ideia de reativar o time do Guatambu para jogar o Campeonato Varzeano, mas é importante manter viva a história desses atletas que marcaram época na comunidade. Fica até a ideia para que outras comunidades realizem encontros assim para valorizar os antigos atletas”, complementa Ademir Augusto.

Equipe organizadora

Além de Ademir Augusto, fizeram parte da comissão organizadora do evento Giovani Macagnan, Valdir Macagnan, Adilson Macagnan, Leonardo Navarini, Maurício Dal Bem, Luís Navarini, Douglas Macagnan, Valmor Macagnan, Paulo Macagnan e Adolfo Pegoraro. Dentre os ex-atletas presentes, pode- se destacar Liduíno Colpani, Francisco Bonissoni, Perin, Tomé, Raimundo Chaves, Furlan, Jovino Viapiana, Toninho, Augusto Zanette, Amélio, Darcy Macagnan e Navarini.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques