24.7 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Sudoeste tem oito dos 20 clubes de futsal do PR mais populares nas redes sociais

Esporte

Distante dos ginásios durante a pandemia, torcida do Pato mostra força na internet. Foto: Maurício Moreira

 

Palco daquele que é considerado o maior clássico do futsal brasileiro, o Sudoeste do Paraná faz juz à fama. O levantamento feito pelo Jornal de Beltrão entre os dias 18 e 19 de setembro mostra que a região possui oito dos 20 clubes paranaenses da modalidade mais populares nas redes sociais. A pesquisa apurou números dos 63 times profissionais da Federação Paranaense de Futebol de Futebol (FPFS), incluindo as três divisões masculinas e as duas femininas. 

- Publicidade -

 

Pato se equipara a clubes de futebol

O Pato lidera a lista. Tem 138 mil seguidores. Só no Instagram, são 95,3 mil – número superior à estimativa populacional do IBGE para Pato Branco (84,7 mil). Nessa rede social, aliás, o bicampeão da Liga Nacional se equipara às equipes do futebol paranaense e só perde para Athletico (PR) e Coritiba, com 429 mil e 212 mil, respectivamente. Está à frente dos tradicionais Paraná (92 mil), Londrina (80 mil) e Operário Ferroviário (54,8 mil).  Segundo dados divulgados pelo clube, as redes do Pato alcançaram em agosto 1,137 milhão de pessoas. 

“O que mais contribui é a paixão do pato-branquense. Quando assumi o cargo, em 2019, os seguidores eram somente do Paraná. Com a ascensão do clube, a comunicação ‘surfou na onda’ e agora temos público em Fortaleza, São Paulo e em outras capitais. Tem gente nos acompanhando na Argentina, Indonésia, Colômbia, Espanha, Rússia e em Portugal, onde o futsal é valorizado bastante”, destacou o diretor de Comunicação e Marketing, Renan Pereira.

 

Marreco, Galo e Ampere no top 20

Na 2ª colocação do ranking, aparece o Marreco, com 95,8 mil de público. Depois, vem Foz Cataratas (52,8 mil), Cascavel (49,4 mil), Campo Mourão (49,2 mil) e Umuarama (38,5 mil). Em 7º, figura um time feminino: o Londrina, com 26,1 mil torcedores digitais. Campeão da Copa do Brasil de 2020, o Dois Vizinhos vem em seguida, com 25,1 mil. O Galo supera nos décimos o CAD, de Guarapuava. 

Entre 10 e 12º, estão Coronel (21,5 mil), Acel (16,9 mil) e a equipe feminina do Pato (15,2 mil), todos sudoestinos. Na sequência, mais duas equipes que atuam somente com a mulherada: Telêmaco Borba (14,9 mil) e Cianorte (13,5 mil). O Siqueira Campos soma 12 mil seguidores e figura com a 15ª maior audiência, uma posição à frente do Palmas (11,8 mil). Completam o ranking dos 20 primeiros: Medianeira (11,7 mil), Marechal (11,4 mil), Ampere (10,9 mil) e Operário Laranjeiras (10,5 mil).

 

Para o jornalista e um dos responsáveis pela assessoria de comunicação do Marreco, Alexandre Baggio, durante a pandemia as redes sociais foram a saída para dar visibilidade aos patrocinadores e também aproximar a equipe do torcedor. “O Marreco é muito simpático em todo o Brasil e muito disso passa pela internet. Sempre tentamos atender todo mundo que manda mensagem, repostar os torcedores, enfim, interagir da melhor forma possível. Todos ganham com a exposição nas redes: atletas, patrocinadores e torcedores, já que a rotina do clube gera curiosidade.”

 

Mariópolis e Mangueirinha

Entre os representantes da região que não aparecem no top 20 do estado, Aaema/Mariópolis e Mangueirinha figuram com os 4º e 7º maiores públicos da Série Prata, respectivamente. Na Série Prata Feminina, a Acef, de Chopinzinho, contabiliza 2,4 mil seguidores e está em 9º entre 13 clubes. 

Confira a seguir o ranking dos 20 clubes de futsal do Paraná mais populares na internet:

 

Importância da comunicação 

O diretor de Comunicação de Marketing da Liga Nacional de Futsal, Alexandre Rollin, afirma que os clubes que não priorizam o trabalho nas redes sociais perdem engajamento com os torcedores. “As redes permitem realizar ações promocionais e até mesmo gerar receitas, junto de ações com os patrocinadores. As redes sociais foram fundamentais durante a pandemia para auxiliar na manutenção da relação dos times com os torcedores, pois estes puderam acompanhar de casa os treinamentos, por exemplo.”

Liga Nacional

O Jornal de Beltrão também apurou os números das equipes da Liga Nacional de Futsal. A lista é liderada pelo Magnus, de Sorocaba/SP. Siga:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques