
A Supercopa de Futsal é a única competição que define o representante do Brasil na Libertadores da América. E a edição 2025, que acontece em Joinville (SC) de 26 de fevereiro a 2 de março, não tem representante paranaense. Temos o campeonato mais difícil do Brasil, em nível de competitividade, mas nunca tivemos um campeão da Supercopa (Marreco perdeu para o Corinthians na final de 2019 por 4 a 2, de virada). Até hoje, os campeões da Supercopa são o Jaraguá (2016), o Carlos Barbosa (2017), o Magnus de Sorocaba (2018, 2021 e 2024), o Corinthians (2019, 2020 e 2021) e o Joinville (2023). Atenção: você não leu errado, teve dois campeões em 2021, foram duas edições por conta da pandemia, e também não teve disputa em 2020.
Lembro que, em 2019, eu fazia parte da diretoria do Marreco quando sediamos a Supercopa em Francisco Beltrão, foi algo bem arrojado para a época, mas não deu certo por uma questão de menos de três minutos. O Marreco vencia a partida por 2 a 1, gols de Juninho e Max, aí o Corinthians colocou goleiro-linha e empatou quando faltavam dois minutos e 30 segundos. Em seguida, a 40 segundos do apito final, o Timão virou o jogo e, sete segundos depois, fez 4 a 2, fechando o placar. Foi uma atuação formidável do Matheus, hoje no Barcelona, que fez dois gols e foi o craque da competição.
Naquela edição da Supercopa em 2019, o Pato ficou em terceiro e, em quarto o Atlântico de Erechim. Mas hoje em dia não é mais possível disputar a Supercopa como cidade-sede, como fez o Marreco. Agora só pode receber a competição em seu município algum clube que estiver classificado. Em 2019, a Supercopa reunia os campeões da Liga Nacional, Taça Brasil e Copa do Brasil. Agora, com o racha entre CBFS e LNF, o campeão da Liga Nacional não consegue mais vaga, mas foram incluídas vagas de outras competições que não existiam na época, como o Brasileiro.
A Supercopa 2025 será disputada pelo campeão da Taça Brasil, Joinville (SC); pelo campeão e vice da Copa do Brasil, Atlântico Erechim (RS) e Fortaleza (CE); pelo vice-campeão e terceiro colocado do Brasileiro, Apodi (RN) e Yeesco Carazinho (RS) e pelo campeão da Copa dos Campeões Regionais.
Copa dos Campeões Regionais
Essa competição começa hoje em São João do Jaguaribe (CE), e vai até sexta-feira, dia 7. Além do time da casa, que é o atual campeão da Copa Nordeste, também estão na disputa o Carlos Barbosa (RS), campeão da Copa Sul, e o Estrela do Norte, campeão da Copa Norte. Serão três jogos e quem conseguir melhor pontuação garante vaga na Supercopa.