6.2 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Volta da Taça FPF pode beneficiar Azuriz e União

Sem divisão nacional até 2024, Paraná Clube faz frente por retorno do torneio, que até 2019 dava vaga na Série D ao campeão.

Azuriz, à esquerda; Clube Esportivo União, à direita.

Por Juliam Nazaré – A eliminação na Série D deixou o Paraná Clube sem calendário nacional até, no mínimo, 2024. Rebaixado no Campeonato Paranaense, o Tricolor não tem chances de, através do estadual, conseguir uma vaga na Quarta Divisão do Brasileirão de 2024. Doravante, a diretoria paranista busca meios para amenizar o marco histórico e negativo. A principal esperança mora no retorno da Taça FPF, disputada entre 1998 e 2019 (com hiatos) durante o segundo semestre e que premiava o campeão com uma vaga na Série D. Foi dessa forma, por exemplo, que o Operário Ferroviário deu início à ascensão no cenário nacional. Rebaixado no Paranaense de 2016, no mesmo ano o Fantasma venceu o torneio e conquistou, nos anos seguintes, as quarta e terceira divisões nacionais. O certame reúne clubes das duas primeiras divisões do campeonato estadual.

- Publicidade -

A volta da Taça FPF pode beneficiar Azuriz e União, clubes da região Sudoeste. Ambos não estarão numa divisão nacional em 2022. Integrante do Brasileirão nesta temporada, o Azuriz caiu na segunda fase e no próximo ano só terá o estadual pela frente. E apesar de ter possibilidade de, através dele, garantir vaga na D de 2024, a Gralha não terá calendário no segundo semestre – se não houver Taça FPF. Já os beltronenses, rebaixados no Paranaense, estão na mesma situação do Paraná Clube.

Entretanto, o presidente do União, Ivo Sendeski, declarou que, se fosse feita em 2022, a nova competição “não teria interesse ‘nessa tal de Copa’. Não está na programação da gestão financeira”. A atual diretoria encerra mandato em dezembro.

Já o presidente do Azuriz, Robson Ramos, posiciona-se favorável à competição, mas diz que precisa entender melhor como ela funcionaria. “No segundo semestre, por exemplo, tem a Segunda Divisão, que o próprio Paraná vai jogar. Competições desses moldes seguem existindo em outros estados e o Azuriz é defensor sempre do melhor calendário para todos.”

De acordo com o jornalista Luiz Ferraz, que cobre o dia a dia do Paraná Clube, a Federação Paranaense tem a pretensão de realizar novamente a Taça FPF em 2023. Um detalhe a ser definido é quanto ao regulamento, pois até 2019 ela era disputada por atletas sub-23. Basta saber se isso seria mantido ou permitida a participação de jogadores de todas as idades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques