Evento será aberto amanhã às 19 no Bosque Municipal.

Amanhã, 12, a comunidade de Salgado Filho estará recebendo visitantes para a 28ª Festa do Vinho e do Queijo, no Bosque Municipal. Como já é tradição, haverá muitas atrações culturais e gastronômicas, além das exposições de produtos coloniais – derivados do leite, embutidos de carne suína, derivados da cana e panificados – e de empresas do comércio e indústria local e regional.
A abertura terá autoridades locais e regionais, prefeitos da Amsop, deputados da região e lideranças da comunidade sudoestina.
Valdir Dalle Laste, presidente da Associação das Agroindústrias de Salgado Filho (Apasf), esteve segunda-feira, 8, no Jornal de Beltrão, para apresentar parte dos produtos que as agroindústrias irão expor na feira. Além dele, representantes da comissão municipal de eventos também estiveram no JdeB falando à imprensa local sobre o evento.
Valdir, que tem cantina de vinhos em Salgado Filho, participa há muitos anos da Festa do Vinho e diz que está esperançoso de uma grande festa. “A expectativa é boa, porque temos feito um bom trabalho durante os anos, com produtos de qualidade e a festa promete ser boa, com certeza”.
Qualidade do vinho
O empreendedor lembra que sua família participa do evento desde a primeira edição, na década de 1990. Porém, este ano a safra de uvas não foi tão boa nos municípios da região. Mas Valdir comenta que “a produção de vinho esse ano não foi tão boa, vamos dizer assim. Mas graças a Deus a gente conseguiu manter a qualidade e vinho vai ter o suficiente, não só da nossa produção, mas das várias cantinas que se instalaram lá e vem nesse andar, produzindo e cada vez melhor a qualidade do vinho”.
Há alguns anos os produtos coloniais eram comercializados na feira e no comércio local, mas agora boa parte das agroindústrias conseguiram certificações e registros sanitários que lhes permite vender para outros municípios. Por isso, Valdir conta que a feira é um dos momentos da venda de produtos, não o principal, para várias as indústrias familiares de alimentos e bebidas.
Para atrair mais pessoas na festa, Valdir diz que as agroindústrias ajudam “a divulgar e incentivar os produtores, com cada vez mais qualidade e mais produtos pra participar da festa”.
A entrada no Bosque Municipal para visitar a Festa do Vinho e Queijo é gratuita. Os visitantes só pagam para entrar nos eventos gastronômicos e nos bailes.
Programação de amanhã
19 horas: solenidade de abertura.
21 horas, escolha da Rainha e princesas.
23 horas, baile com a banda San Marino.