Eventos
Com o título “Você tem fome de quê? Juventude não é futuro, é presente!”, a juventude do Sudoeste do Paraná se desafiou e colocou em prática a Jornada de Formação Política no período de pandemia. A partir de uma página de Facebook que auxiliou na aproximação de jovens de diferentes cidades brasileiras, de doutores e especialistas, foram debatidos temas de interesses sociais comuns.
Vários pesquisadores, ativistas políticos e lideranças participaram das lives, sempre com a mediação de um jovem da região. Foram debatidos os temas: “Método de análise política”, com o professor dr. Carlos Antônio Bonamigo (Unioeste); “O que é capitalismo”, com o prof. dr. Antônio Marcos Miskiw (UFFS); “Economia brasileira”, com o prof. dr. Márcio Pochman (Unicamp); “O que é socialismo”, com o dr. e deputado federal Ênio Verri; “O que é fascismo”, com o prof. dr. Danilo Martusceli (UFFS); “Questão agrária”, com o economista João Pedro Stédile; e “Racismo”, com a prof. dra. Sônia Marques.
“Antes da pandemia, nos encontrávamos no formigueiro: lugar onde fazíamos nossas reuniões, jogávamos futebol, almoçávamos ou jantávamos. A pandemia impediu que continuássemos nos encontrando, entretanto, não impediu que continuássemos nos organizando. Durante esse ano de 2020, organizamos uma série de lives e trouxemos inúmeras reflexões sobre o Brasil”, diz Ricardo Callegari, integrante da coordenação da Jornada.
A participação da juventude, estudantes e acadêmicos foi muito expressiva, incluindo de outros estados: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso. Foram expedidos 94 certificados — para receber o certificado, era necessário assistir ao menos três encontros. “Isso demonstra o quanto estamos organizados e interessados em debater os problemas do presente e possíveis alternativas”, acrescentou o coordenador Matheus Folador.
Todas as lives estão disponíveis na página https://www.facebook.com/JPTFranciscoBeltraoPR. A coordenação da Jornada de Formação Política continua trabalhando e já está organizando o lançamento da segunda temporada, que terá início em fevereiro de 2021.
A formação foi organizada pela Juventude do Partido dos Trabalhadores de Francisco Beltrão e da região, com o apoio da deputada estadual Luciana Rafagnin e do Instituto Virtus, que forneceu os certificados.
[relacionadas]