23.5 C
Francisco Beltrão
sábado, 24 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

FRANCISCO BELTRÃO

Semana Farroupilha atrai público maior que outros anos

Foto: Flávio Pedron/JdeB

A 18ª Semana Farroupilha da Integração terminou domingo, 22, no Parque de Exposições, com grande presença de público no matinê com Gilney Bertussi e seu grupo. Foram cinco dias de shows, danças, gastronomia e encontros de integrantes de grupos de cavaleiros e centros de tradições gaúchas. A edição de 2024 teve uma presença ainda maior de público num comparativo com as anteriores.

A promoção foi da Prefeitura de Beltrão e Departamento de Cultura em parceria com os CTGs Recordando os Pagos, Herdeiros da Tradição e Rancho Crioulo e apoio de grupos de cavaleiros e entidades, além do patrocínio do Sicoob para os ranchos montados em vários pontos do Parque de Exposições.

Vilmar Mazzetto, diretor do Departamento de Cultura, celebrou o sucesso do evento. “Chegamos ao fim com grande sucesso, superou as nossas expectativas, tanto da participação não só dos tradicionalistas, mas das pessoas que não participam dos CTGs. A população compareceu bastante e isso nos deixou muito lisonjeados. Tudo correu dentro do previsto. Sem dúvida, é a maior Semana Farroupilha do Paraná. Passou muita gente por aqui e o tempo também colaborou, tivemos apenas um dia de chuva”, avaliou.

- Publicidade -

Graziele Moraes, coordenadora da Semana Farroupilha e patroa da CTG Herdeiros da Tradição, também destacou o sucesso da promoção. “Foi tudo do jeito que a gente esperava, tudo muito bem, apesar da chuva que atrapalhou um pouquinho, mas o público veio, as coisas andaram direitinho, só gratidão para o pessoal que participou e que esteve aí com nós”, avaliou.

 Graziele acrescentou que as pessoas falaram que a Semana Farroupilha “está boa, que está bem organizada, que está gostoso de participar e que as coisas ficaram bem certas”.

Cassio Miecoanski, patrão do CTG Rancho Crioulo, também celebrou os bons resultados. “A Semana Farroupilha foi um sucesso, teve apenas um dia de chuva que atrapalhou um pouco o público, mas tá surpreendendo, ainda mais hoje [domingo] a gente teve bastante procura de ingressos, principalmente dos acampamentos e do pessoal que está na tenda da Semana Farroupilha [para o almoço à base de costela]. O que nos surpreendeu foram os shows, foram shows excelentes tanto dos artistas nacionais e também os locais, que trouxeram bastante público”.

Grande tenda

Uma grande tenda foi montada para receber artistas, com palco e o público, além de tendas menores com mesas e cadeiras para as refeições e para que as pessoas pudessem também assistir com tranquilidade os shows e demais apresentações culturais.

Próximo das tendas, os CTGs, grupos de cavaleiros, clubes de Rotary e empresas montaram seus ranchos onde puderam fazer comidas e receber seus integrantes, familiares e convidados e cultuar a tradição com pequenas apresentações de músicos e cantores.

Vanderlei Zanini, do grupo Paiol do Descadeirado, gostou das atividades. “Tô achando uma coisa muito boa, muito boa mesmo”, comentou. No rancho do Paiol Descadeirado um dia era preparado churrasco, no outro carreteiro e servido chope aos frequentadores e convidados. “Vem os homens, vem os peões, vem as prendas, as patroas, os filhos, tudo junto, tudo unido”, falou seu Vanderlei.

Marcelino de Souza, do grupo Farroupilha, disse que “a festa é bonita, todo ano tem e cada vez aumentando mais, incentivando. Isso faz parte da tradição gaúcha. Isso é muito bom pra nós, pra nossa região”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques