
JdeB – O Jornal de Beltrão conversou com alguns de seus assinantes para obter a perspectiva de quem se locomove diariamente pelas ruas da cidade. Melhor orientação das vias e aquisição de terreno para ampliar cruzamento estão entre as sugestões para melhorar o trânsito de Francisco Beltrão.
João Batista Manfroi, presidente do Sicoob Vale Sul, afirma que gostaria de uma mudança no cruzamento da Rua Abdul Pholmann com a Rua Santa Maria. Segundo ele, o trecho é sinuoso e estreito para a passagem de veículos, e uma solução seria a aquisição de parte do terreno da esquina para alargar a rua. “Na encruzilhada que desce para a Gralha Azul, seria necessário adquirir do proprietário entre três a cinco metros do lote. Há um muro que forma um bico, ou triângulo, dificultando a passagem dos veículos.”
Marlize Maria Trento, sócia-administradora da Trento Contabilidade, comenta que há dois carros em sua casa, e, em média, ela passa cerca de três horas por dia no trânsito. Ela faz apontamentos sobre a orientação confusa de parte da Avenida Santo Fregonese, que margeia o Lonqueador atrás do Posto Luke. “Uma parte tem mão dupla, outra é mão única, desde a Rua Rio Grande do Sul até o campo do Industrial. Pense em uma rua complicada, estreita e cheia de buracos.”
Atualmente, a Avenida Santo Fregonese possui um trecho não formalizado, que margeia o outro lado do Lonqueador. Trata-se de uma via cascalhada, com mato fechado em alguns trechos, que se estende da Rua Rio Grande do Sul até a Rua Goiás, na esquina com a E.B.S Hidráulicos.
Marlize sugere formalizar toda essa parte da via, assim como foi feito no trecho atrás da Lismotor. Ela acredita que essa mudança traria grande melhoria ao trânsito local.