Clube de Dois Vizinhos foi campeão do torneio na única vez em que participou; Beltronenses pararam na semifinal em 2019.

Por Juliam Nazaré – A Copa do Brasil de Futsal de 2023 terá dois representantes do Sudoeste do Paraná. Campeão em 2020, o Dois Vizinhos está de volta ao certame e vai enfrentar na primeira fase o Curitibanos (SC).
O Marreco, que foi semifinalista em 2019, é outro confirmado. Na primeira fase, o adversário beltronense será o Sercesa (RS). Já o Campo Mourão, outro paranaense, terá pela frente o Joinville (SC).
Galo quer estar na Supercopa
Diomar Ruaro, diretor do Dois Vizinhos, acredita que, mesmo com vários compromissos ao longo de 2023, o Galo conseguirá ter fôlego em todas as competições. Além da Série Ouro e da Copa do Brasil, o clube deve estar na Copa Paraná e Copa União. “Vamos disputar todas pra ganhar. Temos um elenco bom e se precisar vamos contratar mais jogadores. A Copa do Brasil dá vaga direta para a Supercopa, que é o acesso pra Libertadores”, destacou.
Marreco em evidência
No lado verde-preto, o diretor-executivo do Marreco, Luiz Sérgio Lavarda, ressaltou a evidência da marca em todo o Brasil. “Um clube com a grandeza do Marreco, com a importância que tem no cenário nacional e estadual, é sempre importante estar nas principais competições. E a Copa do Brasil é o torneio mais democrático do futsal nacional. Estamos muito felizes pelo retorno.”
Seleção
Duas das três vagas do Paraná foram distribuídas pela Federação Paranaense (FPFS). O Cascavel, vice-campeão da Série Ouro, foi o primeiro convidado. Com a recusa da Serpente, com outros compromissos para a temporada, como a busca pelo bi da Libertadores, a entidade foi em busca do Operário Laranjeiras, que também declinou. Seguindo a sequência da tabela, Dois Vizinhos e Campo Mourão, quarto e quinto lugares, respectivamente, toparam o desafio.
Já o Marreco entrou através de uma vaga da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), através do ranqueamento da Copa Sul de 2022: o campeão Joaçaba (SC), o vice Foz Cataratas e o terceiro colocado Santiago (RS) não aceitaram o desafio. Abriu-se, então, a possibilidade para o Marreco, que terminou em quarto no certame.
Calendário
As datas dos confrontos de ida e volta não foram definidos, mas devem ocorrer entre os dias 24 de abril e 12 de maio. A competição reúne 32 clubes de todo o país. Confira os duelos:
Copa do Brasil – 1ª fase
● Curitibanos (SC) x Dois Vizinhos
● Sercesa (RS) x Marreco
● Campo Mourão x Joinville (SC)
● Magnus (SP) x Minas Tênis (MG)
● Damianópolis (GO) x Brasília (DF)
● Corinthians x Praia Clube (MG)
● Bodoquena (MS) x House Via Moto (MT)
● Fidas (DF) x FSD (MT)
● Náutico Sangue de Boi (AM) x Bregató Breves (PA)
● Juventude (PA) x Sorriso (MT)
● Teresina (MT) x Balsas (MA)
● Campo Largo (PI) x São João do Jaguaribe (CE)
● Apodi (RN) x Reriutaba (CE)
● Traipu (AL) x Lagarto (SE)
● Adesppe (PE) x Educar (SE)
● Penedense (AL) x Fênix Cajazeiras (BA)