
Por Lígia Tesser – A beltronense Bruna Koerich trabalha no Departamento de Políticas para a Juventude (Sedes-RS) e mora no bairro Menino Deus, em Porto Alegre (RS). Na tarde de segunda-feira, 6, os moradores da região foram informados para deixarem suas casas e apartamentos, pois o bairro seria evacuado.
Em sua rede social, Bruna contou que ela e o companheiro, Alex Vidal, com os enteados, conseguiram abrigo na casa dos sogros e puderam levar suas gatinhas de estimação com eles. Na postagem, Bruna mostra uma foto da rua alagada e desabafa: “Que semana difícil, quase impossível”. A casa dos sogros fica no mesmo bairro, porém em uma região mais alta. A família está em 9 pessoas juntas para driblar a situação.
O cenário relatado por Bruna é de caos total. Segundo ela, o casal já estava em alerta desde sexta-feira, dia 3, por estarem em uma área com risco de inundação. Como não alagou com toda a chuva que caiu até o final da semana, o casal chegou a ter um momento de tranquilidade. Conforme a orientação da Defesa Civil de Porto Alegre se a água chegar até a entrada do prédio, mesmo quem mora em andares mais altos, deve sair.
“Essa orientação acontece porque é desligada a luz por risco de curto-circuito e existe chance de ficar isolado por muitos dias, sem abastecimento de água também. Na segunda-feira, parou a chuva e amanheceu um dia mais bonito, e nós imaginamos que a situação ia melhorar. Porém, o sistema de bueiros colapsou, então a água que chegou na minha casa não veio pelo rio, mas sim por baixo, pelos bueiros. E a inundação foi muito rápida”, relatou Bruna.
Agora, na casa dos sogros, a família já sofre com a falta de água e corre o risco de ficar sem luz. A previsão é que a região fique sem abastecimento de água por dez dias e, por isso, muitas pessoas de Porto Alegre estão saindo da cidade para o litoral.
Veja o vídeo feito por Bruna, da rua da casa dela. https://youtube.com/shorts/Qru5OsheKiE?feature=share