
JdeB – “Começamos com o pé direito”, comemorou o presidente da CDL, Davi Nesi. A frase diz respeito à primeira noite do Arraiá de Beltrão. O clima colaborou e boa quantidade de público compareceu ao Calçadão, quinta-feira, 23, para acompanhar as apresentações artísticas e saborear as opções disponíveis na praça de alimentação. O Arraiá de Beltrão, promovido pela CDL, em parceria com o Sicoob Vale Sul e Prefeitura, conta com apoio do Sebrae e 16º Esquadrão de Cavalaria Motorizado.
Na abertura do evento, foi apresentado breve histórico da promoção iniciada em 2018 e representantes das entidades envolvidas no Arraiá foram chamadas ao palco para breves falas. Fizeram parte da frente de honra a secretária municipal de Desenvolvimento, Liliana Andrade; o comandante do 16º Esquadrão de Cavalaria, capitão Rinaldo Reis de Moraes Júnior; representante do Sicoob Vale Sul, Itacir Chico Spiller; diretor do Departamento de Cultura, Vilmar Mazetto; e, pela CDL, Vera Dalpubel, Vera Schmitz, Ladi Dal Bem, Syrlei Zapelini e Davi Nesi.
Os discursos exaltaram a importância da união das entidades e instituições para que as iniciativas que beneficiam a comunidade ganhem corpo. Não faltaram também elogios ao empenho das equipes envolvidas na decoração e organização do evento. Após as falas, deu-se início às apresentações culturais, que incluíram dança cigana e show musical com os Amigos da Viola. “Foram apresentações de qualidade, que prenderam o público no Calçadão”, avaliou Marcos Mazzochin, o apresentador oficial do evento.
Na avaliação dos organizadores, a quinta-feira foi bastante positiva também para os expositores, tanto da parte de artesanato quanto do segmento gastronômico. “As pessoas com quem conversamos estão satisfeitas com o volume de negócios feitos na primeira noite, muitos até se surpreenderam, não esperavam vender tanto”, relatou o presidente Davi Nesi.
É o caso da Ong Mão Amiga, que participou do Arraiá pela primeira vez. “Tínhamos uma expectativa boa, mas com um pouco de receio, porque é a primeira vez que estamos participando e, inclusive, é a primeira vez que estamos comercializando alimentos. Tivemos a ideia do ‘Bolo de Santo Antônio’ e foi um sucesso. Vendemos muitos bolos antecipados e também na hora. Foi uma surpresa boa, estamos muito contentes com o movimento no evento”, comentou Kátia Vaz Carneiro, presidente do Mão Amiga.
“Por ser o primeiro dia e ainda numa quinta-feira, confesso que a presença de público nos surpreendeu e até aumentou a nossa expectativa para os outros dias do evento”, avalia a empresária Silvana Fabian Duarte, do Formosa Pub, uma das empresas que estão comercializando chope no Arraiá.
Carreteiro fez sucesso
Uma das atrações do Arraiá de Beltrão é a retomada do Carreteiro do Quartel, um dos pratos típicos mais tradicionais do município. Preparado pelo 16º Esquadrão de Cavalaria Motorizado, o carreteiro teve grande procura na primeira noite. Parte do valor arrecadado com a comercialização do prato será destinada ao Cinmad – Centro de Integração Madre Maria Domênica (antiga Amarbem), entidade que faz trabalho junto às crianças do município.
Programação
A programação do Arraiá de Beltrão neste sábado inicia às 10h, com apresentações de artistas regionais. Às 10h30, tem show com a dupla sertaneja André & Alex; às 11h30, show com os sertanejos Jorge Lara & Markito. O evento terá continuidade à tarde: às 17h30, valores regionais; 18h, André & Alex; e às 20h, tem o lançamento do primeiro CD do João Pedro, o gaiteiro do Paraná. “Nas lojas associadas seguem as promoções especiais do Arraiá”, lembra o presidente da CDL, Davi Nesi.