17.4 C
Francisco Beltrão
segunda-feira, 26 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Combate ao garimpo ilegal reduz produção de ouro em 84% no Brasil, aponta estudo


JdeB – O site Mídia Ninja divulgou nesta terça-feira, 24, que o combate à extração e ao comércio ilegal de ouro no Brasil resultou em uma redução significativa de 84% na produção registrada em garimpos do país, conforme aponta o Instituto Escolhas. A queda é atribuída às medidas de controle implementadas pelo governo brasileiro em 2023, incluindo a exigência de notas fiscais eletrônicas para o comércio do metal. Os dados integram o estudo “Ouro em Choque: Medidas que Abalaram o Mercado”, divulgado esta semana pelo instituto.

Segundo a pesquisa, até 2022, o Brasil exportava, em média, cerca de 7 toneladas de ouro a mais do que era oficialmente produzido, o que levanta suspeitas de ilegalidade no setor. “Esse excedente é um indicativo de ouro não registrado oficialmente, mas que chegou aos mercados externos nos últimos anos”, aponta o relatório.

Os impactos do garimpo ilegal ganharam notoriedade no início de 2023, impulsionados pela crise humanitária na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. No entanto, alertas sobre a expansão da atividade ilegal na Amazônia já vinham sendo feitos por instituições públicas e organizações não-governamentais. Um dossiê da Aliança em Defesa dos Territórios, formado por povos indígenas em 2021, revelou que os garimpos na região quadruplicaram entre 2010 e 2020.

- Publicidade -

Saiba mais no link

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques