
JdeB – A merenda escolar, compra direta para famílias carentes e programa de aquisição de alimentos são os principais canais que a Cooperverda (Cooperativa dos Produtores Orgânicos e Agroecológicos do Sudoeste do Paraná) atende na região. A intenção, no entanto, é expandir essa atuação para o consumidor final em grandes centros.
A cooperativa sediada em Verê e com foco na produção orgânica e agroecológica está integrando um projeto em conjunto com outras entidades para passar a vender alguns dos produtos em Curitiba. Por meio da Fecafes (Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Paraná), unidades do Armazém da Família, na capital, terão produtos oriundos da agricultura familiar voltados a famílias de baixa renda.
“Estamos fazendo pequenas adequações para ter algumas linhas sendo fornecidas aos Armazéns, como frango caipira, leite, molho de tomate e conservas, entre outros produtos”, comenta Mauro Sergio Erdmann, diretor da Coopervereda. Com o aumento da demanda para comercialização, a cooperativa já projeta a busca de novos fornecedores e o fortalecimento da produção dos atuais associados, sempre com uma proposta orgânica ou agroecológica.
A nova planta industrial da cooperativa também deve ajudar a impulsionar a produção. Foi construída uma área com 260 m² e que está sendo equipada para abrigar o beneficiamento de produtos de origem vegetal. O novo espaço entra em operação nas próximas semanas e vai permitir liberar uma área que será adaptada para a fabricação de doce de leite e outros produtos de origem animal.