Sudoeste terá frio intenso e geadas.
A Defesa Civil Estadual alerta para a ocorrência de tempestades severas e vendavais a partir desta terça-feira (27) no Paraná, com previsão de continuidade até a madrugada de quarta-feira (28). As tempestades antecedem uma forte massa de ar polar que poderá derrubar as temperaturas para a faixa de 0°C. A frente fria responsável por essas condições deve atingir o Estado na tarde de terça-feira, com os primeiros impactos na região Oeste, nas proximidades das fronteiras com o Paraguai e a Argentina, avançando depois para as demais regiões.

De acordo com as previsões, além das tempestades, os ventos devem atingir velocidades entre 60 e 70 km/h, com rajadas ocasionais superiores. Após a passagem do sistema, o frio se intensifica e deve permanecer até o fim de semana. Na quinta-feira (29) e sexta-feira (30), os termômetros podem marcar mínimas próximas ou inferiores a 0°C em várias regiões do Estado, com risco de geadas.
Sudoeste terá frio intenso e geadas
No Sudoeste do Paraná, as temperaturas também devem despencar com a chegada da massa de ar polar. Na quinta-feira (29), os termômetros já devem registrar mínimas próximas de 0°C, e na sexta-feira (30) o frio será ainda mais rigoroso, com possibilidade de temperaturas negativas em pontos da região. O Simepar alerta para risco moderado de geada na sexta-feira, principalmente durante a madrugada, o que pode impactar a agricultura e a rotina da população. A região está entre as mais afetadas pelo frio intenso, junto com o Centro-Sul, Sudeste e os Campos Gerais.
Outras regiões também serão impactadas
As mínimas devem variar entre 3°C e 7°C em áreas como o Norte Pioneiro, Noroeste, Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e Oeste. No Centro-Sul, Sudeste e Campos Gerais, as temperaturas podem chegar a valores negativos. Na RMC, os termômetros podem marcar 1°C. A chance de geadas é maior na sexta-feira, com intensidade moderada em regiões centrais, sudeste e sudoeste. No Oeste e Norte do Estado, o risco de geada é baixo, mas não está descartado.
Diante desse cenário, a Defesa Civil do Paraná reforça o apoio aos municípios e já disponibilizou protocolos orientativos às prefeituras. A orientação à população é para que se cadastre nos alertas por WhatsApp, Telegram ou SMS, e procure abrigo seguro em caso de emergências. O Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193 e a Defesa Civil municipal pelo 199.
O Simepar recomenda o acompanhamento das atualizações da previsão do tempo e do Alerta Geada, disponível no site oficial, que antecipa informações com até 72 horas de antecedência. O serviço é realizado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB).