19.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Dois Vizinhos tem o primeiro óbito por dengue confirmado

Um homem de 72 anos não resistiu a evolução da doença.


Da assessoria –  A Secretaria de Saúde de Dois Vizinhos confirmou o primeiro óbito por dengue no município neste ano epidemiológico. Trata-se de um homem, de 72 anos, morador do Bairro São Francisco de Assis. A confirmação foi divulgada na manhã desta segunda-feira, 19. O município vive situação de epidemia da doença, com mais de 606 casos confirmados (de acordo com boletim divulgado na última quarta-feira, 14).

 No início de janeiro, eram apenas 6 casos confirmados, número que foi aumentando consideravelmente a cada novo boletim. Desde o início de fevereiro, inclusive, seguindo protocolos do Ministério da Saúde, o diagnóstico é feito por sintomas. A coleta de sangue para realização de exame de confirmação se restringe a gestantes e pacientes hospitalizados.

A definição de caso suspeito inclui pessoas que vivem em áreas onde se registram casos de dengue (ou presença do mosquito aedes aegypti). Os suspeitos são aqueles que apresentam febre e duas ou mais das seguintes manifestações: náusea, vômitos, exantema, mialgias, artralgia, cefaleia, dor retro-orbital, petéquias ou leucopenia. Também pode ser considerado caso suspeito toda criança proveniente de (ou residente em) área com transmissão de dengue, com quadro febril agudo, usualmente entre 2 e 7 dias, e sem foco de infecção aparente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques