
Na noite da última sexta-feira, 22 de novembro, a Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão (lotada) entregou mais uma honraria máxima para uma cidadã que contribuiu com o desenvolvimento do município. Elena Dall Accua Gagliotto, pioneira no ramo de autopeças, foi homenageada com o título de Cidadã Honorária de Francisco Beltrão.
Teve uma quebra de protocolo: o presidente Ivanir Prolo convidou para fazer parte da mesa o ex-prefeito de Beltrão Deni Lineu Schwartz, que também foi convidado para discursar. Dr. Deni lembrou que conhece dona Elena desde que chegou em Beltrão, no ano de 1962 como chefe do Getsop. Quem fornecia peças para os veículos eram Ernesto e Elena Gagliotto. “Na época era difícil encontrar certas peças, mas eles sempre deram um jeito.”
Outra surpresa também foi a bisneta Sofia Elena. Ela leu um texto de agradecimento à bisavó homenageada. E no final ainda teve entrega de flores pelas netas Sofia e Maria Helena, mais o garotinho Artur que igualmente dona Elena considera neto.
A proposta foi do vereador Quintino Girardi, que apresentou como justificativa o histórico da homenageada. Após avaliação no plenário, a homenagem foi aprovada por unanimidade e virou lei municipal (nº 5.147/22-8-2024).
Em nome da Câmara, o presidente Tupy Prolo lembrou que há muitas décadas a família Gagliotto é lembrada quando se fala em peças para veículos: “Toda essa trajetória de sucesso no ramo dos negócios, além de inúmeras outras contribuições com a nossa sociedade, não poderiam passar despercebidas. Parabéns à nossa mais nova cidadã honorária”.
Já Quintino Girardi, vereador proponente, disse que conhece a homenageada há muitos anos, e há um bom tempo já queria prestar tal homenagem: “Por várias vezes falei para a dona Elena que tinha essa intenção, mas ela sempre dizia que não era necessário. Depois de insistir, ela concordou em receber essa homenagem, que considero muito justa, pelo legado que ela está construindo em nossa cidade. Parabéns e muito obrigado por tudo isso”.
O Poder Executivo foi representado pelo vice-prefeito e prefeito eleito Antônio Pedron. Ele lembrou que a grande maioria dos homenageados foram homens, mas que muitas mulheres estão ganhando o devido reconhecimento: “Nesta Legislatura, a dona Elena é a terceira mulher sendo homenageada, e o papel delas é fundamental para a nossa sociedade. Quero enaltecer o trabalho do vereador Quintino por essa ideia e parabenizar em nome de toda a nossa população a nossa nova cidadã honorária”.
A sessão solene foi marcada também por homenagens da família. Os bisnetos entregaram flores para Elena Gagliotto e a filha Sandra fez um agradecimento em nome de todos. Já a grande homenageada fez questão de agradecer ao Poder Legislativo pelo título e por todo o reconhecimento prestado: “Muito obrigada a todos. É uma alegria saber que toda a dedicação de uma vida está sendo reconhecida”.

A homegeada
Elena nasceu 15 de junho de 1938 em Encantado (RS), filha de Eugênio Dall Accua e Santina Balastrelli. Mudou-se para Francisco Beltrão em 1951 com 13 anos de idade. Veio em companhia dos tios Genuíno Balastrelli e Olga Ravazzo Balastrelli, para morar e trabalhar com eles.
Em 1956 casou-se com Ernesto Luiz Gagliotto. Juntos montaram a Moto Mecânica Oficina. Dona Elena, como é carinhosamente chamada e conhecida, ajudou por muitos anos seu marido na oficina. Mais tarde montaram a autopeças.
Em 28 de agosto de 1967 ganharam a filha Sandra Elena Gagliotto, a qual começou a trabalhar com os pais aos 9 anos de idade e está até hoje ao lado de sua mãe na empresa. A mesma deu o neto João Ernesto Gagliotto Pizato, que logo após o falecimento do seu avô abraçou com amor o trabalho junto com a família.
João Ernesto lhe deu duas bisnetas, a Sophia Elena e a Maria Helena, que são a razão da sua vida. Ao longo destes anos dedicou-se a ajudar de uma maneira muito discreta várias pessoas que a ela recorreram, na maioria das vezes em prol daqueles menos favorecidos.
Com dona Elena não tem tristeza
“Dona Elena é uma pessoa visionária e de grande sabedoria. Chegou em Beltrão no tempo da Vila Marrecas, em 1951, e a semente que ela plantou aqui cresceu e produziu muitos frutos. Dona Elena faz parte da história do nosso município. Francisco Beltrão é hoje o que é por ter pessoas como a dona Elena. É uma pessoa simples e humilde, mas acolhedora e de grande coração e de muita sabedoria. Com a dona Elena não tem tristeza. Você chega lá, ela está sempre sorridente e recebendo as pessoas.”
Quem falou assim foi o vereador Quintino Girardi, proponente do título de cidadã honorária para Elena Dall Accua Gagliotto.