23.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Em Beltrão, procura para quarta dose contra a covid é pequena

JdeB – É pequena a procura para receber a quarta dose da vacina contra a covid-19 nas unidades básicas de saúde de Francisco Beltrão pelas pessoas com mais de 60 anos. Estima-se que 12 mil pessoas nesta faixa, acima de 60 anos, podem tomar o imunizante, mas poucos estão indo às unidades de saúde.

O secretário de Saúde Manoel Brezolin diz que só 20% deste público recebeu a quarta dose (dose de reforço) até agora.

- Publicidade -

A quarta dose também está sendo ofertada aos profissinais de saúde. Para este público a procura está maior e há também equipes visitando os hospitais para aplicar o imunizante nos profissionais de saúde. São aproximadamente quatro mil pessoas que atuam no segmento da saúde, entre público e privado.

Vacina contra gripe para quem tem mais de 60

Já a vacinação contra a gripe também está acontecendo para pessoas de 60 anos acima. As pessoas desta faixa de idade podem tomar as vacinas contra a gripe e a quarta dose contra a covid (reforço) concomitantememente. Mas nem mesmo o imunizante contra a gripe está tendo muita procura nas unidades de saúde.

Mau tempo pode estar prejudicando

Manoel Brezolin acredita que o mau tempo dos últimos dias pode estar prejudicando a ida das pessoas aos postos de saúde para receber a vacina. Ele conta que há pessoas já internadas nos hospitais locais com pneumonia.

Por isso, Manoel faz um apelo às pessoas desta faixa de idade para que compareçam às unidades de saúde e tomem a vacina contra a gripe – ela protege contra três tipos de vírus da influenza.

Nesta etapa também devem receber a dose contra a influenza os profissionais de saúde. As doses desta vacina estão disponíveis em todos os postos de saúde.

Dengue, continua crescendo, Beltrão já tem mais de 3.500 casos

Os casos de dengue continuam aumentando em Francisco Beltrão. A torcida é para que a primeira geada de 2022, prevista para este final desta semana, se confirme. Com as baixas temperaturas, os ovos do Aedes aegypti não eclodem. Também devido às baixas temperaturas, muitos mosquitos de Aedes acabam morrendo.

Ontem o total de casos chegou a 3.562 em Francisco Beltrão. A maioria das pessoas contaminadas com o vírus da dengue vem sendo atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). As pessoas passam pelo atendimento médico, recebem medicamento e soro e ficam em observação.

Situação preocupante na UPA

Sobre o assalto ocorrido a pacientes da UPA, na noite de sexta-feira, 8, o secretário de Saúde Manoel Brezolin disse que o local tem vigilante interno. Na parte externa há câmeras de monitoramento. Porém, não há há vigilante externo. “Vamos ter que avaliar isso”, anunciou.

Calamidade pública em Pato Branco

Ontem, alguns veículos de comunicação do Sudoeste divulgaram um pronunciamento do prefeito Robson Cantu, de Pato Branco, em que ele disse que iria assinar um decreto declarando estado de calamidade pública na saúde do município devido ao aumento do número de casos de dengue.

O boletim da Secretaria de Estado da Saúde do dia 6 de abril apontou 1.859 notificações de casos suspeitos e 193 casos confirmados em Pato Branco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques