
Se fosse ontem a data-limite para registrar candidaturas, apenas duas pessoas concorreriam a presidente do Brasil em 2022. Os únicos com os nomes oficialmente registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) são Pablo Marçal (Pros), o mais jovem entre todos pré-candidatos, 35 anos, e a professora Sofia Manzano (PCB).
O calendário eleitoral define o dia 15 de agosto como a data-limite para que partidos políticos solicitem o registro das candidaturas aos cargos de presidente da República, governador, senador e deputados federais, e estaduais.
Num levantamento do Jornal de Beltrão, foram listados 13 nomes como candidatos ou pré-candidatos (inclusive a senadora Sofia Thronicke, anunciada ontem no fim da tarde pelo União Brasil). E pode surgir ainda o nome de Álvaro Dias (Podemos), 77 anos. É dada como certa, porém, a desistência de André Janones (Avante). Além da situação esdrúxula de Roberto Jefferson (PTB), em prisão domiciliar.
Por idade, a média dos relacionados fica em 57 anos — entre o jovem estreante de 35 e o experiente de 82, Eymael, que já concorreu outras vezes, sempre com desempenho pífio.
Pablo Marçal entra na política pela primeira vez. O segundo mais jovem, entre os que devem de fato concorrer, é Leonardo Péricles, do esquerdista Unidade Popular. Ele já disputou para vereador em Belo Horizonte, sem se eleger. Pelo tradicional MDB, concorre pela primeira vez Simone Tebet, assim como pela primeira vez o liberal Felipe Dávila.
Os mais experientes no ramo são exatamente os que mais pontuam nas pesquisas: ex-presidente Lula, presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes.
E bota experiente nisso. Lula concorreu a primeira vez em 1989, com 43 anos de idade. Ciro tinha 41 em 1998 e Bolsonaro 63 há quatro anos. O mais idoso presidente do Brasil foi Michel Temer, que assumiu em 2016 com 75 anos, após o impeachment de Dilma Rousseff (que assumiu em 2011 com 62 anos). O mais novo presidente do Brasil foi Fernando Collor, que subiu a rampa do Planalto de forma oficial aos 40 anos, em 15 de março de 1990.
As convenções têm o prazo último sexta-feira, dia 5. De acordo com o calendário, 12 de setembro, 20 dias antes da data do primeiro turno, é o prazo final para que todos os pedidos de registro – e eventuais recursos – tenham sido devidamente processados, analisados e julgados pelos tribunais eleitorais competentes.
Presidenciáveis
Pablo Marçal (Pros) 35 anos
André Janones (Avante) 38 anos
Leonardo Péricles (UP) 40 anos
Soraya Thronicke (União Brasil) 49 anos
Sofia Manzano (PCB) 51 anos
Simone Tebet (MDB) 52 anos
Vera Lúcia Salgado (PSTU) 54 anos
Felipe Dávila (Novo) 58 anos
Ciro Gomes (PDT) 64 anos
Jair Bolsonaro (PL) 67 anos
Roberto Jefferson (PTB) 69 anos
Lula (PT) 76 anos
José Maria Eymael (DC) 82 anos