16.1 C
Francisco Beltrão
segunda-feira, 26 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Nasa recebe ajuda de preparador físico do Real Madri para próxima missão à Lua


JdeB – Que a ciência do esporte tem evoluído muito nos últimos anos é perceptível. O rendimento e a longevidade dos jogadores nos campeonatos europeus mostram isso. Mas uma parceria com a NASA é algo novo no cenário esportivo. O italiano Antonio Pintus, preparador físico do Real Madrid, falou ao portal The Athletic que esteve por uma semana na agência espacial norte-americana, em Houston, em 2023.

Este ano, Antonio manteve o contato com a NASA, indo até lá sempre que o Real Madrid esteve nos Estados Unidos para a pré-temporada. Fazer um time inteiro não perder o fôlego em noventa minutos de jogo, ou até mais, é o que levou o italiano a mostrar sua experiência ao projeto Artemis. Esse projeto tem a intenção de levar pessoas de volta à Lua.

Antonio Pintus em uma de suas visitas à Nasa. Foto:Reprodução NASA.

O método Pintus de treinamento físico é de interesse da NASA para agregá-lo à preparação dos astronautas. Um detalhe revelado pela reportagem é que foi um engenheiro da agência, chamado Carlos Garcia-Galan, que é muito fã do Real Madrid, quem sugeriu a monitoria de Antonio.

- Publicidade -

“Eu fui apresentado ao Antonio, e ele me disse que se interessava muito pelas missões da NASA. Durante o treino, conversamos por apenas 10 minutos, mas imediatamente vimos que havia muitos tópicos nos quais concordávamos e poderíamos fazer algo juntos”, disse o engenheiro ao The Athletic.

Judith Hayes, cientista-chefe do setor responsável pela saúde e desempenho humano da NASA, aprovou o preparador físico do Real Madrid. “Você não pode conseguir nada melhor do que o Real Madrid no que se refere a demonstrações de performance atlética. Ele tem uma rica experiência além do lado atlético. Ele ficou muito, muito popular”, disse a cientista ao portal.

A experiência de Antonio deve colaborar com exercícios em um espaço limitado e com baixa gravidade. Por exemplo, o italiano no Real Madrid conta com aparelhos desenvolvidos por ele mesmo, e um deles é o sistema que envolve uma máscara especial que reduz a disponibilidade de oxigênio para os atletas.

A agência também mantém contatos com profissionais das ligas esportivas norte-americanas, como NFL, MLB e NBA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques